Eleições 2016: Segurança pública registra 63 ocorrências de crimes eleitorais em Alagoas
A maior parte das ocorrências aconteceram nos municípios de Arapiraca e Marechal Deodoro
Na tarde desta segunda-feira (03), a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL) apresentou, em entrevista coletiva à imprensa, as estatísticas das Eleições Municipais de Alagoas. Segundo o Secretário de Segurança, Coronel Lima Júnior, o sucesso da segurança na cidade deve-se a todos os órgãos envolvidos. Lima Júnior salientou o mérito da parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), com o Poder Jurídico e com o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL). Ainda de acordo com o Secretário, o planejamento prévio das ações foi de total importância.
No domingo de eleições (02), foram registradas 63 ocorrências, sendo elas 28 por propaganda de boca de urna; 15 por transporte, concentração de eleitores e fornecimento de alimentação (boca de urna); 10 por compra de voto; 9 por desobediência eleitoral; 1 por votar mais de uma vez no lugar de outrem.
As ocorrências foram registradas nos municípios de Arapiraca (9), Marechal Deodoro (9), Porto Calvo (5), Craíbas (4), Paripueira (2), São José da Laje (2), Pilar (2), Cajueiro (2), Santa Luzia do Norte (2), Limoeiro de Anadia (2), Olivença (2), União dos Palmares (2), e outras cidades (20).
Foram confirmadas também o total de 61 denúncias através do Disque Denúncia Integrado, sendo 53 eleitorais. Os outros foram roubo (2), homicídio (2), tráfico de drogas (2), ameaça (1) e estupro (1). A Polícia Rodoviária Federal (PRF), registrou 253 pautas de infração, 6 acidentes com feridos e 1 com um morto, além de 891 veículos fiscalizados.
Já com os agentes da Polícia Federal, foram cumpridos 80 mandados de busca e apreensão. Em uma das ações, eles apreenderam R$ 40 mil, uma arma e conduziram 14 pessoas para que eles prestassem depoimentos.