Alagoas

Greve dos bancos continua e deixa mais de 200 agências fechadas em Alagoas

Sindicato dos Bancários diz que nova assembleia de negociação ainda não tem data para ocorrer

Por 7 Segundos 04/10/2016 11h11
Greve dos bancos continua e deixa mais de 200 agências fechadas em Alagoas
- Foto: Heloise Hamada

Os alagoanos que precisam, diariamente, realizar transações financeiras, reclamam da greve dos bancos que ainda persiste e não tem perspectiva para ser encerrada em todo o Brasil. No estado, a paralisação deixa mais de 200 agências fechadas e prejudica a rotina da população que, em diversas situações, precisa optar por meios alternativos para garantir o pagamento das contas em dia ou em situações mais específicas.

De acordo com Jairo França, presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, ainda não existe nenhuma nova assembleia com data marcada para ocorrer. A categoria chegou a se reunir nessa segunda-feira (3), mas apenas para discutir informes gerais e estratégias de fortalecimento do movimento grevista. Ontem, a paralisação já havia completa 28 dias com 13.245 agências fechadas no país, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. 

“Não temos perspectiva para encerrar a greve. Até agora, sem muitas novidades. Pretendemos manter a paralisação”, resumiu o presidente do sindicato. 

Na quarta-feira passada, os bancários chegaram a se reunir com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mas o encontro terminou sem acordo. Em 2015, a greve dos bancários durou 21 dias. Esta já é a mais longa paralisação da categoria em anos, com exceção de 2004, que durou 30 dias. 

Negociações

A Fenaban ampliou, na quarta-feira (28), a oferta de abono para R$3,5 mil, com mais 7% de reajuste. A proposta foi recusada pela categoria, que pedem reposição da inflação do período mais 5% de aumento real.