Nordeste terá pior seca do século e AL tem 40 municípios em situação de emergência
O governo federal prepara uma campanha publicitária direcionada ao Nordeste para informar que a região vai entrar no sexto ano consecutivo de estiagem. Será a seca mais prolongada dos últimos 100 anos. A última crise foi entre 1910 e 1915.
Obras estruturantes e novas adutoras não ficarão prontas a tempo de resolver o problema, que bate à porta. O governo tem usado carros-pipa. São 6.800 atendendo 3.500 localidades. E se queixa de que alguns estados não fizeram a sua parte.
DECRETO
Em Alagoas, 40 municípios tiveram sua situação de emergência, em decorrência da seca, reconhecida pelo governo federal. A portaria foi publicada na quarta-feira, 28 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU).
Com o reconhecimento, os municípios estão aptos a receber recursos da União para minimizar os efeitos da seca. A portaria federal reconhece o decreto do governador de Alagoas, Renan Filho, publicado na quarta-feira, 24 de agosto, no Diário Oficial do Estado. Na ocasião, o governo constatava a situação de emergência dos 40 municípios no Estado.
Com o decreto federal, o próprio governo do Estado poderá liberar recursos para os 40 municípios, por meio de programas como o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).
Além disso, a Defesa Civil estadual deverá estender para essas cidades a operação Água é Vida, com a distribuição de água potável por meio de carros-pipa.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão Siqueira, reconhece a situação difícil por que passa os 40 municípios que tiveram a situação decretada hoje, pelo governo federal “Além de lidar com a crise econômica que assola o País, esses municípios tem que ter recursos para garantir um direito essencial da população, que é a água potável”, lamenta.
Os prefeitos de Alagoas estão complementando o abastecimento de água feito pelo exército, mas , com a crise financeira está cada vez mais difícil. Em algumas cidades, a vazão de poços reduziu 30%. É o caso de Campo Alegre, onde a prefeita Pauline Pereira precisou reforçar o abastecimento através de carros-pipa.
Prefeitos estão na expectativa de que o governo autorize a retomada da operação “Água é vida” que até agora não tem data para reinício.
Últimas notícias
Suspeito de encomendar morte de supervisor do CRB segue preso, determina Justiça
Defesa Civil inicia mapeamento em novas áreas para plano municipal de redução de riscos
Daniel Barbosa garante maior programa de ampliação da educação pública em Arapiraca
Teca Nelma reage à filiação de Maia e Loureiro ao PV: ‘Direita está se infiltrando’
Alagoas tem 150 vagas para a Inglaterra e inscrições se encerram em quatro dias
Ambulatório de Especialidades da Uncisal passa a ofertar atendimento em Homeopatia
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
