Nordeste terá pior seca do século e AL tem 40 municípios em situação de emergência
O governo federal prepara uma campanha publicitária direcionada ao Nordeste para informar que a região vai entrar no sexto ano consecutivo de estiagem. Será a seca mais prolongada dos últimos 100 anos. A última crise foi entre 1910 e 1915.
Obras estruturantes e novas adutoras não ficarão prontas a tempo de resolver o problema, que bate à porta. O governo tem usado carros-pipa. São 6.800 atendendo 3.500 localidades. E se queixa de que alguns estados não fizeram a sua parte.
DECRETO
Em Alagoas, 40 municípios tiveram sua situação de emergência, em decorrência da seca, reconhecida pelo governo federal. A portaria foi publicada na quarta-feira, 28 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU).
Com o reconhecimento, os municípios estão aptos a receber recursos da União para minimizar os efeitos da seca. A portaria federal reconhece o decreto do governador de Alagoas, Renan Filho, publicado na quarta-feira, 24 de agosto, no Diário Oficial do Estado. Na ocasião, o governo constatava a situação de emergência dos 40 municípios no Estado.
Com o decreto federal, o próprio governo do Estado poderá liberar recursos para os 40 municípios, por meio de programas como o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).
Além disso, a Defesa Civil estadual deverá estender para essas cidades a operação Água é Vida, com a distribuição de água potável por meio de carros-pipa.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão Siqueira, reconhece a situação difícil por que passa os 40 municípios que tiveram a situação decretada hoje, pelo governo federal “Além de lidar com a crise econômica que assola o País, esses municípios tem que ter recursos para garantir um direito essencial da população, que é a água potável”, lamenta.
Os prefeitos de Alagoas estão complementando o abastecimento de água feito pelo exército, mas , com a crise financeira está cada vez mais difícil. Em algumas cidades, a vazão de poços reduziu 30%. É o caso de Campo Alegre, onde a prefeita Pauline Pereira precisou reforçar o abastecimento através de carros-pipa.
Prefeitos estão na expectativa de que o governo autorize a retomada da operação “Água é vida” que até agora não tem data para reinício.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
