Estudantes ocupam Ifal de Marechal Deodoro em protesto contra a PEC 241
Os estudantes ocuparam na manhã desta quarta-feira (19), mais um câmpus do Ifal. Desta vez, o prédio do Instituto em Marechal Deodoro está sob o controle da juventude que luta contra a PEC 241 e os retrocessos do Governo Temer.
“Dizemos não a qualquer tipo de retrocesso político que o governo Temer quer impor, seja a PEC, a reforma da previdência e trabalhista ou a Reformulação do Ensino Médio. Essas medidas prejudicam a classe trabalhadora em detrimento do capital. A PEC, por exemplo, propõe jogar a crise nas costas da classe trabalhadora em detrimento dos 10% do PIB para a educação, que é a nossa luta”, afirmou o estudante e membro do Diretório Acadêmico Marcos André (DAMA), Matheus Souza.
A ocupação ocorreu logo após uma grande assembleia estudantil e foi fruto de diversas mobilizações e debates que ocorrem desde a última sexta, quando foi realizado uma assembleia unificada dos estudantes secundaristas e do curso superior.
“Desde sexta temos construídos espaços para discutir com o alunado a conjunta do país. Fizemos uma assembleia do DAMA e do Grêmio Nelson da Rabeca, com o apoio do Coletivo Mangueira, que contou com a presença do diretor do Sintietfal, Fabiano Duarte. Nesta segunda fizemos panfletagens e passamos em sala e ontem fizemos uma intervenção no pátio e com uma oficina de cartazes”, explicou o líder estudantil.
Neste momento, os servidores estão desocupando o câmpus e os blocos sendo fechados pelos alunos. Até o momento não houve oposição de servidores, professores ou da gestão.
“Vamos resistir e lutar contra essa PEC e todos os retrocessos. Por isso, convocamos os demais estudantes unificarem essa luta e também ocuparem suas escolas”, concluiu Matheus.
O Ifal emitiu uma nota oficial sobre a ocupação e suspendeu as atividades no local.
Confira a nota do Ifal:
O Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro informa à comunidade que o Campus foi ocupado nesta quarta-feira (19) pelos estudantes, que se manifestam contrários à PEC 241, em votação na Câmara dos Deputados.
Por isso, todas as atividades do Campus estão suspensas, incluindo o 5º Workshop de Gastronomia e Hospedagem, que seria realizado de 24 a 27 de outubro. O evento será remarcado e a nova data será informada aos participantes pelo site www.marechal.ifal.edu.br.
A direção do Campus já comunicou o fato à Reitoria do Ifal e mantém um canal de diálogo com os estudantes para que o patrimônio público seja preservado durante a ocupação.
Últimas notícias
Lula defende acabar com fundo eleitoral para Brasil ter "política sadia"
Thaís Canuto herda cobrança por hospital fechado na gestão do pai em Pilar
Renan Filho reúne multidão na orla de Maceió e campanha estima público de 80 mil
Orla de Maceió vira palco de grande ato de JHC na reta final da eleição
Bill Gates alerta que IA pode causar 'um bilhão de mortes' e defende legislação para a tecnologia
Dino derruba decisão de Mendonça e libera posts sobre Nossa Senhora
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
