Estudantes ocupam Ifal de Marechal Deodoro em protesto contra a PEC 241
Os estudantes ocuparam na manhã desta quarta-feira (19), mais um câmpus do Ifal. Desta vez, o prédio do Instituto em Marechal Deodoro está sob o controle da juventude que luta contra a PEC 241 e os retrocessos do Governo Temer.
“Dizemos não a qualquer tipo de retrocesso político que o governo Temer quer impor, seja a PEC, a reforma da previdência e trabalhista ou a Reformulação do Ensino Médio. Essas medidas prejudicam a classe trabalhadora em detrimento do capital. A PEC, por exemplo, propõe jogar a crise nas costas da classe trabalhadora em detrimento dos 10% do PIB para a educação, que é a nossa luta”, afirmou o estudante e membro do Diretório Acadêmico Marcos André (DAMA), Matheus Souza.
A ocupação ocorreu logo após uma grande assembleia estudantil e foi fruto de diversas mobilizações e debates que ocorrem desde a última sexta, quando foi realizado uma assembleia unificada dos estudantes secundaristas e do curso superior.
“Desde sexta temos construídos espaços para discutir com o alunado a conjunta do país. Fizemos uma assembleia do DAMA e do Grêmio Nelson da Rabeca, com o apoio do Coletivo Mangueira, que contou com a presença do diretor do Sintietfal, Fabiano Duarte. Nesta segunda fizemos panfletagens e passamos em sala e ontem fizemos uma intervenção no pátio e com uma oficina de cartazes”, explicou o líder estudantil.
Neste momento, os servidores estão desocupando o câmpus e os blocos sendo fechados pelos alunos. Até o momento não houve oposição de servidores, professores ou da gestão.
“Vamos resistir e lutar contra essa PEC e todos os retrocessos. Por isso, convocamos os demais estudantes unificarem essa luta e também ocuparem suas escolas”, concluiu Matheus.
O Ifal emitiu uma nota oficial sobre a ocupação e suspendeu as atividades no local.
Confira a nota do Ifal:
O Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro informa à comunidade que o Campus foi ocupado nesta quarta-feira (19) pelos estudantes, que se manifestam contrários à PEC 241, em votação na Câmara dos Deputados.
Por isso, todas as atividades do Campus estão suspensas, incluindo o 5º Workshop de Gastronomia e Hospedagem, que seria realizado de 24 a 27 de outubro. O evento será remarcado e a nova data será informada aos participantes pelo site www.marechal.ifal.edu.br.
A direção do Campus já comunicou o fato à Reitoria do Ifal e mantém um canal de diálogo com os estudantes para que o patrimônio público seja preservado durante a ocupação.
Últimas notícias
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
