Estudantes ocupam Ifal de Marechal Deodoro em protesto contra a PEC 241
Os estudantes ocuparam na manhã desta quarta-feira (19), mais um câmpus do Ifal. Desta vez, o prédio do Instituto em Marechal Deodoro está sob o controle da juventude que luta contra a PEC 241 e os retrocessos do Governo Temer.
“Dizemos não a qualquer tipo de retrocesso político que o governo Temer quer impor, seja a PEC, a reforma da previdência e trabalhista ou a Reformulação do Ensino Médio. Essas medidas prejudicam a classe trabalhadora em detrimento do capital. A PEC, por exemplo, propõe jogar a crise nas costas da classe trabalhadora em detrimento dos 10% do PIB para a educação, que é a nossa luta”, afirmou o estudante e membro do Diretório Acadêmico Marcos André (DAMA), Matheus Souza.
A ocupação ocorreu logo após uma grande assembleia estudantil e foi fruto de diversas mobilizações e debates que ocorrem desde a última sexta, quando foi realizado uma assembleia unificada dos estudantes secundaristas e do curso superior.
“Desde sexta temos construídos espaços para discutir com o alunado a conjunta do país. Fizemos uma assembleia do DAMA e do Grêmio Nelson da Rabeca, com o apoio do Coletivo Mangueira, que contou com a presença do diretor do Sintietfal, Fabiano Duarte. Nesta segunda fizemos panfletagens e passamos em sala e ontem fizemos uma intervenção no pátio e com uma oficina de cartazes”, explicou o líder estudantil.
Neste momento, os servidores estão desocupando o câmpus e os blocos sendo fechados pelos alunos. Até o momento não houve oposição de servidores, professores ou da gestão.
“Vamos resistir e lutar contra essa PEC e todos os retrocessos. Por isso, convocamos os demais estudantes unificarem essa luta e também ocuparem suas escolas”, concluiu Matheus.
O Ifal emitiu uma nota oficial sobre a ocupação e suspendeu as atividades no local.
Confira a nota do Ifal:
O Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro informa à comunidade que o Campus foi ocupado nesta quarta-feira (19) pelos estudantes, que se manifestam contrários à PEC 241, em votação na Câmara dos Deputados.
Por isso, todas as atividades do Campus estão suspensas, incluindo o 5º Workshop de Gastronomia e Hospedagem, que seria realizado de 24 a 27 de outubro. O evento será remarcado e a nova data será informada aos participantes pelo site www.marechal.ifal.edu.br.
A direção do Campus já comunicou o fato à Reitoria do Ifal e mantém um canal de diálogo com os estudantes para que o patrimônio público seja preservado durante a ocupação.
Últimas notícias
Operação em Quebrangulo desarticula ponto de tráfico e prende foragidos por homicídio
Moradoras de Delmiro Gouveia estão entre mortos em acidente com ônibus em MG
Mototaxistas e motofretistas economizam R$ 530 em taxas do Detran/AL em 2026
CBMAL registra mais de 3,3 mil atendimentos em acidentes de trânsito em 2025
Perícia descarta homicídio no caso da mulher encontrada morta na Chã de Bebedouro
Após sofá ser recolhido por engano, moradora do Jacintinho ganha móvel novo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
