Operação Paleolítico: PF prende três pessoas suspeitas de extração mineral irregular
Três pessoas foram presas durante uma operação deflagrada, na manhã desta sexta-feira (18), pela Polícia Federal em Alagoas (PF/AL). A "Operação Paleolítico" teve o objetivo de combater a extração mineral irregular, no município de Maribondo, região da Zona da Mata de Alagoas e contou com o apoio do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Ministério Público do Trabalho e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
A operação foi planejada após levantamentos realizados nos últimos meses, realizados pela PF/AL, que apontaram a existência de 16 áreas de exploração irregular de minérios em áreas diferentes. Outras duas pessoas foram conduzidas para a Superintendência da PF, no bairro do Jaraguá, em Maceió, para serem ouvidas pelo delegado responsável.
Segundo a PF/AL, todos os recursos minerais são patrimônios da União e para serem explorados é preciso uma autorização dos órgãos federais. Durante as investigações também foi confirmada a exploração do trabalho de menores.
Os presos irão responder por crime ambiental, previsto no artigo 55 da Lei de Crimes Ambientais e crime de usurpação, previsto no artigo 2º da Lei de Crimes contra a Ordem Econômica.
Paleolítico
O nome da operação se deve ao fato à Idade da Pedra Lascada, durante o período da pré-história que começou há 2,5 milhões de anos, quando os antepassados do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada.
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
