Justiça eleitoral cassa registros do prefeito e do vice eleitos em Porto de Pedras

Após o Ministério Público Eleitoral ingressar com uma ação de investigação judicial, o Juízo da 12ª zona eleitoral cassou o registro de candidatura da chapa comandada pelo prefeito eleito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, da coligação "Unidos por um futuro melhor". A iniciativa da Promotoria Eleitoral teve como base o abuso do poder econômico do candidato antes e durante o pleito deste ano.
Na ação, o promotor Thiago Chacon apontou cinco fatos que configuram a prática, sendo que o juiz José Eduardo Nobre Carlos acolheu três deles.
“Os representados agiram com grande influência de dinheiro no período de 2013 a 2016, desequilibrando o pleito, sobretudo pela realização de grandes eventos da cidade, como o Natal Solidário, Carnaval, dentre outros, com distribuição de vultosos brindes, sempre com propaganda antecipada e ostensiva de sua logo marca de campanha. Eram feitos verdadeiros showmícios travestidos de eventos particulares e coletivos”, disse o titular da Promotoria Eleitoral da 12ª zona.
Thiago Chacon também aponta como episódios de abuso econômico o patrocínio a eventos culturais e esportivos; a doação de óculos de grau para estudantes humildes; e o uso de organizações não-governamentais e de fundações para facilitar a realização gratuita de cirurgias de cataratas em idosos. Segundo o Ministério Público Eleitoral, o prefeito eleito chegou a ir em escolas para selecionar os beneficiados das suas “ações sociais”, e entregar brindes, conforme seus interesses políticos.
“(...) os showmícios e a distribuição de brindes e vantagens aos eleitores são proibidos durante a campanha eleitoral e, por lógica, durante a pré-campanha. Em que pese essa proibição legal, o réu Henrique Vilela utilizou todo o seu poderio financeiro para comprar a vontade popular através da velha prática do pão e circo, querendo fazer ver a todos os eleitores que ele era o melhor candidato a prefeito da municipalidade", destaca trecho da sentença.
A decisão do magistrado foi publicada no Diário da Justiça Eletrônica ontem. Como cabe recurso à sentença original, Henrique Vilela e seu vice poderão ser diplomados e assumir os respectivos cargos enquanto aguardam a decisão final do Tribunal Regional Eleitoral. Caso a decisão do juiz seja mantida, o Município de Porto de Pedras terá nova eleição para o cargo de prefeito.
Últimas notícias

Junqueiro celebra legado de Tarcísio de Jesus com estátua e evento cultural

Lei garante que Maceió participe da mobilização nacional do Agosto Dourado em defesa da amamentação

PF cumpre mandado contra Silas Malafaia no Galeão por suspeita de obstrução de Justiça ligada à tentativa de golpe

Bolsonaro e Eduardo são indiciados por obstrução à Justiça, diz PF

Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco realiza atividades do Agosto Dourado com gestantes

Advogado chama a atenção ao aparecer sem camisa em audiência da justiça em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
