Justiça eleitoral cassa registros do prefeito e do vice eleitos em Porto de Pedras
Após o Ministério Público Eleitoral ingressar com uma ação de investigação judicial, o Juízo da 12ª zona eleitoral cassou o registro de candidatura da chapa comandada pelo prefeito eleito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, da coligação "Unidos por um futuro melhor". A iniciativa da Promotoria Eleitoral teve como base o abuso do poder econômico do candidato antes e durante o pleito deste ano.
Na ação, o promotor Thiago Chacon apontou cinco fatos que configuram a prática, sendo que o juiz José Eduardo Nobre Carlos acolheu três deles.
“Os representados agiram com grande influência de dinheiro no período de 2013 a 2016, desequilibrando o pleito, sobretudo pela realização de grandes eventos da cidade, como o Natal Solidário, Carnaval, dentre outros, com distribuição de vultosos brindes, sempre com propaganda antecipada e ostensiva de sua logo marca de campanha. Eram feitos verdadeiros showmícios travestidos de eventos particulares e coletivos”, disse o titular da Promotoria Eleitoral da 12ª zona.
Thiago Chacon também aponta como episódios de abuso econômico o patrocínio a eventos culturais e esportivos; a doação de óculos de grau para estudantes humildes; e o uso de organizações não-governamentais e de fundações para facilitar a realização gratuita de cirurgias de cataratas em idosos. Segundo o Ministério Público Eleitoral, o prefeito eleito chegou a ir em escolas para selecionar os beneficiados das suas “ações sociais”, e entregar brindes, conforme seus interesses políticos.
“(...) os showmícios e a distribuição de brindes e vantagens aos eleitores são proibidos durante a campanha eleitoral e, por lógica, durante a pré-campanha. Em que pese essa proibição legal, o réu Henrique Vilela utilizou todo o seu poderio financeiro para comprar a vontade popular através da velha prática do pão e circo, querendo fazer ver a todos os eleitores que ele era o melhor candidato a prefeito da municipalidade", destaca trecho da sentença.
A decisão do magistrado foi publicada no Diário da Justiça Eletrônica ontem. Como cabe recurso à sentença original, Henrique Vilela e seu vice poderão ser diplomados e assumir os respectivos cargos enquanto aguardam a decisão final do Tribunal Regional Eleitoral. Caso a decisão do juiz seja mantida, o Município de Porto de Pedras terá nova eleição para o cargo de prefeito.
Últimas notícias
Caminhões movidos a GNV são apresentados por Algás e Scania em evento na Capital alagoana
Proporção de quem estava em home office recua em 2024 e chega a 7,9%
Placa solar provoca incêndio em marcenaria no bairro do Feitosa, em Maceió
Condenado na trama golpista, Bolsonaro tem até domingo para apresentar novo recurso
Preso pela PF, dono do Master levava vida de luxo; festa multimilionária com Alok, viagens e coleção de aviões
Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
