Desemprego atinge 2,8 milhões de pessoas a mais em 2015, segundo IBGE
Estatística teve aumento de 38,1% no ano; total de pessoas sem trabalho chegou a 10 milhões

Em 2015, 2,8 milhões de pessoas a mais estavam na fila do desemprego, em comparação com 2014, um aumento de 38,1% no ano, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com isso, o total de pessoas sem trabalho chegou a 10 milhões.
A taxa de desemprego de 2015 foi de 9,6%, de acordo com a pesquisa, aumento de 2,7 pontos percentuais na comparação com o ano anterior.
Os dados foram divulgados nessa sexta-feira (25) e fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
Ano passado foi o primeiro em que o número total de trabalhadores caiu, desde o início da série histórica da Pnad, em 2004. O número de trabalhadores em 2015 foi estimado em 94,8 milhões de pessoas, representando uma queda de 3,9% em relação ao ano anterior, quando 98,6 milhões tinham trabalho.
Desemprego por região
O número de desempregados aumentou nas cinco regiões do país. O Sudeste foi o que teve maior aumento em números absolutos, com 1,5 milhão a mais, mas, proporcionalmente, a maior alta foi no Sul:
Sul: 66,1% de alta no desemprego(432 mil a mais)
Sudeste: 46% (1,5 milhão a mais)
Centro-Oeste: 39,1% (178 mil a mais)
Nordeste: 22,8% (499 mil pessoas)
Norte: 17,9% (109 mil pessoas)
Perfil dos desempregados
Entre o total de desempregados no país:
Uma a cada quatro pessoas nunca tinha trabalhado (26,3%)
Um a cada três (33,4%) eram jovens de 18 a 24 anos
Quase a metade (48,2%) não tinha completado o ensino médio
A maior parte (60,4%) eram negros (grupo formado por pretos e pardos, de acordo com a metodologia do IBGE)
Outras pesquisas
A Pnad é feita uma vez por ano, mas não é a única pesquisa do IBGE com dados sobre emprego.
Mensalmente, o instituto também divulga dados da Pnad Contínua. Apesar de o nome ser parecido e ela também mostrar dados como o total de trabalhadores e a taxa de desemprego, a metodologia é diferente. Por causa disso, os resultados também variam, ainda que indiquem a mesma tendência (aumento do desemprego em 2015).
Assim, a Pnad Contínua registrou que a taxa de desemprego teve média de 8,5% em 2015, fechando o ano com 8,6 milhões de desempregados. Estes dados foram divulgados em março deste ano.
Desde então, outros resultados dessa pesquisa já foram divulgados. O mais recente indica que o país chegou a 12 milhões de desempregados no terceiro trimestre de 2016, com taxa de 11,8%.
Além do IBGE, outros órgãos e institutos divulgam dados sobre desemprego. O Ministério do Trabalho, por exemplo, registra mensalmente o número de trabalhadores com carteira assinada.
Últimas notícias

Motociclista sofre acidente grave no Bosque das Arapiraca nas primeiras horas deste sábado

Empresários franceses prometem a Lula investir R$ 100 bi no Brasil

Dono de oficina destruída por incêndio cria vaquinha para reconstruir negócio

Governo Federal reconhece situação de emergência em cinco municípios de Alagoas

Secretário do Iplan apresenta andamento do Plano Diretor na Câmara de Maceió

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 51 milhões
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
