CBF estuda proteger Chapecoense de rebaixamento no Brasileiro de 2017
Ideia é garantir manutenção da equipe na Série A independentemente da colocação no campeonato

A CBF estuda uma proteção à Chapecoense na disputa do Campeonato Brasileiro de 2017. A proposta será apresentada no conselho técnico do torneio, que deve acontecer no início do ano.
A ideia, que tem o apoio dos principais clubes da primeira divisão, é incluir um artigo que garanta a manutenção da equipe na Série A independentemente da colocação no campeonato.
Para não prejudicar as equipes da Série B, caso o time termine na zona de rebaixamento, uma das hipóteses seria realizar o Brasileiro de 2018 com 21 times. O Estatuto do Torcedor, porém, proíbe mudanças em regras de competições a menos de dois anos da sua realização.
Nesta terça (29), onze clubes emitiram uma nota conjunta de solidariedade ao time de Chapecó. Nela, eles se comprometem a ajudar com empréstimo gratuito de atletas e solicita à CBF que a equipe catarinense fique imune ao rebaixamento nas próximas três temporadas.
O presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Alejandro Dominguez, desembarcou no final da tarde em Medellín, local em que a Chapecoense enfrentaria o Atlético Nacional nesta quarta (30), no primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. O jogo foi suspenso.
Ele disse que o futuro do torneio seria decidido em uma reunião do conselho da entidade. O clube colombiano solicitou à Conmebol que o time catarinense seja declarado campeão. Dessa forma, a Chapecoense garantiria uma vaga na Libertadores do próximo ano.
Em comunicado, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, lamentou a tragédia.
"É um dia muito, muito triste para o futebol. Lamentamos muito sobre o acidente aéreo na Colômbia. É uma notícia chocante e trágica. Nossos pensamentos estão com as vítimas, suas famílias e amigos", disse o dirigente suíço.
RODADA ADIADA
A CBF suspendeu a última rodada do Brasileiro, que seria realizada no domingo (4). Os jogos foram remarcados para o próximo dia 11.
A decisão foi tomada em uma reunião da diretoria realizada na sede da entidade.
Na última rodada, a Chapecoense enfrentaria o Atlético-MG na Arena Condá. Ainda não foi definido se esse jogo será realizado.
A CBF, que decretou luto de sete dias, também remarcou o segundo jogo da decisão da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético-MG, que seria realizado nesta quarta-feira (30), na Arena do Grêmio. A partida ficou para o próximo dia 7.
VAGA NA LIBERTADORES
A intenção do Atlético Nacional de declarar a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana de 2016 pode não ser o suficiente. O UOL Esporte apurou com dirigentes da Conmebol que uma vaga na Libertadores em 2017, em disputa na Colômbia, pode transformar em sonho a homenagem às vítimas do acidente aéreo da madrugada desta terça-feira (29).
O campeão garante vaga direta para a fase de grupos da Libertadores. Por isso, o Atlético Nacional, que levou a última Libertadores, abriria uma vaga extra para os colombianos se conquistasse a Sul-Americana. A Conmebol fez esse ajuste para o regulamento de 2017.
Por isso, em um primeiro momento, a Conmebol apenas elogiou o pedido do Atlético Nacional, mas preferiu não confirmar que ele será atendido. Ela precisará ouvir os colombianos antes de oficializar a sua decisão.
Caso a confederação aceite o pedido, a entidade dará a vaga da Libertadores à Chapecoense e tirará o direito dos colombianos. Até a noite desta terça-feira (29), os dirigentes da Conmebol ainda não haviam recebido negativa dos clubes colombianos.Internamente, a entidade sul-americana é a favor do título aos catarinenses.
Enquanto o futuro desportivo não é definido, confederações e equipes já mostraram planos de ajudar a Chapecoense na reconstrução. Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos e Ponte Preta já colocaram seus jogadores à disposição para um empréstimo gratuito e estudam ações para impedir que a equipe de Santa Catarina seja rebaixada por um determinado período de tempo.
Em conjunto com seus cinco filiados da Série A, a FPF (Federação Paulista de Futebol) disse que colocará à disposição da Chapecoense toda a sua estrutura e seus departamentos para a reconstrução do clube. A Conmebol e Fifa decretaram luto e equipes pelo mundo também ofereceram condolências.
Entre as vítimas do acidente aéreo estão 19 jogadores do elenco da Chapecoense, além de integrantes da comissão técnica, incluindo o técnico Caio Júnior. Diretores do clube e jornalistas também estão na lista de mortos.
Alguns atletas da Chapecoense não viajaram com a delegação. A lista inclui os seguintes jogadores: Neném, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima. Eles não vinham sendo utilizados pelo treinador Caio Júnior.
Na lista de convidados da Chapecoense para a viagem à Colômbia, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, não estava no voo. Outros dois membros da delegação, Plínio Arlindo De Nes Filho, presidente do Conselho Deliberativo da Chapecoense, e Gelson Merisio, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, também não embarcaram, assim como o jornalista Ivan Carlos Agnoletto.
De acordo com a Aeronáutica Civil da Colômbia, seis pessoas foram resgatadas com vida do acidente, sendo três jogadores da Chapecoense: o lateral esquerdo Alan Ruschel, o goleiro Follmann e o zagueiro Neto. O jornalista Rafael Henzel e os tripulantes Ximena Suarez e Erwin Tumiri completam a lista de sobreviventes.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
