Dilma é listada entre as ?mulheres do ano? pelo jornal ?Financial Times?
Ela é a quarta pessoa em uma lista que tem como primeiro lugar a premiê britânica Theresa May
A ex-presidente Dilma Rousseff foi listada entre as ''mulheres do ano'' em uma edição especial do jornal de economia ''Financial Times''.
O nome de Dilma é o quarto em uma lista que tem como primeiro lugar a premiê britânica Theresa May, seguida pela ginasta Simone Biles e pela empresária Jean Liu, presidente da empresa Didi Chuxing (a ex-candidata a presidente dos EUA Hillary Clinton é o 10º nome da lista).
A edição se propõe a ''celebrar as conquistas das mulheres, e registrar seus fracassos'', e traz um longo perfil da presidente afastada no primeiro semestre, e uma entrevista em que ela fala do processo de impeachment e dos seus planos para o futuro.
''Para uma mulher que aguentou um duro processo político de seis meses que resultou em seu impeachment e retirada do poder, a ex-presidente brasileira Dilma Rousseff parace notavelmente relaxada'', diz o texto.
Apesar disso, diz o jornal, ela ainda demontra indignação quando fala sobre o processo que a afastou do poder (que ela chama de ''golpe'') e sobre o governo que a substituiu.
''É um governo de velhos homens brancos ricos, ou pelo menos do que querem ser ricos'', disse Dilma.
Segundo o ''FT'', o processo de impeachment foi um julgamento político. ''O verdadeiro motivo pelo qual ela perdeu o poder foi a queda na sua popularidade em meio a uma recessão crescente e uma investigação de corrupção na estatal Petrobras'', diz.
O ''Financial Times'' foi um dos principais críticos estrangeiros à política econômica do governo Dilma. O perfil dela na edição especial do jornal aponta erros do seu governo, que levaram a piora na crise econômica, e diz que Dilma se nega a admitir responsabilidade. Os problemas do país, segundo ela, são efeitos da crise econômica internacional.
Dilma falou ainda sobre o fato de ter sido a primeira mulher presidente. Ela alega que queria deixar para as mulheres o legado de uma Presidência bem-sucedida, mas que pelo menos deixou o de uma mulher que não cedeu e que continuou lutando até ser derrubada.
De forma geral, o perfil passa uma imagem positiva da ex-presidente. É interessante perceber ainda que ele foi publicado em um momento em que a imprensa internacional, e o próprio ''FT'', parecem ter se virado contra o governo de Michel Temer. O jornal tem publicado várias reportagens mostrando o enfraquecimento do presidente em meio a novas crises, e chegou a dizer que ele está em uma corda bamba política.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
