Jornalistas são impedidos de cobrir evento com Temer no Centro de Convenções, em Maceió
Credenciamento gerou insatisfação e exigiu até informações pessoais dos comunicadores
A chegada do presidente Michel Temer a Maceió gerou insatisfação por parte dos jornalistas e outros profissionais da área da Comunicação em Alagoas. É que o processo de credenciamento – que autoriza um profissional a cobrir e determinado evento – para acompanhar a visita do político ao Centro de Convenções, em Jaraguá, na manhã desta terça-feira (27), foi considerado “absurdo” pela categoria.
Para ter acesso à solenidade, foram exigidas as seguintes informações: carteira de identidade, CPF, registro profissional (DRT ou MTB), contrato de trabalho, termo de responsabilidade, ofício timbrado do veículo de comunicação assinado pela chefia da empresa e foto 3X4 com fundo branco, em JPEG ou PNG.
O credenciamento poderia ser realizado até às 19h de ontem (26). Muitos comunicadores tiveram o pedido negado. Um deles foi Carlos Madeiro, que trabalha como repórter do portal de notícias UOL. O profissional postou um desabafo nas redes sociais e a publicação já tem quase 500 reações.
“Sou jor
nalista profissional há 15 anos. Tenho oito anos quase de UOL. Por lá cobri Copa do Mundo, incontaveis visitas de Lula e Dilma; cobri sessões no Senado e na Câmara. Hoje, pela primeira vez na vida, tive um credenciamento barrado. Motivo: não apresentação de um contrato de trabalho com o UOL. Jornalista é jornalista, sempre! E pode ser contratado para vida toda ou para um serviço só. Pode ter contrato no papel, pode não ter. O que não pode é tirar a dignidade do trabalho, como se um papel ausente pudesse cassar meu direito de exercer a profissão que faço com tanto amor e dedicação. Isso é o que há de mais violento contra a liberdade de expressão. Lamento ainda mais por aqueles que iriam ganhar só por esse serviço, e que agora perderão a chance. Por aqueles que fazem jornalismo independente, e não têm contrato a não ser consigo mesmo”, expôs.
Imediatamente após o post ir ao ar, jornalistas e internautas comentaram a respeito do ocorrido e lamentaram a censura. “Lamentável a exigência de vínculo com empresa. Jornalista é profissional liberal! E o direito à informação não pode ter barreiras”, escreveu uma pessoa. “A equipe tá com medo das vaias. Do lado de fora, todo mundo dá e se ouve do lado de dentro. Lamentável tudo isso”, seguiu outra.
SINDJORNAL SE POSICIONA
O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Flávio Peixoto, afirmou, em nota à imprensa, que repudia esse tipo de conduta. “O tratamento dado aos jornalistas mostra o caráter ilegítimo do gestor. Os critérios de credenciamento para cobertura de hoje são absurdos!”, resumiu ele.
PALÁCIO DO PLANALTO AFIRMA SEGUIR NORMAS INTERNAS
O portal 7 Segundos não conseguiu entrar em contato com a assessoria de comunicação do Palácio do Planalto. Entretanto, por meio do site oficial, é possível ter acesso a três tipos diferentes de credenciamentos: “Todas as capitais, exceto Brasília”, “Cobertura de eventos e viagens” e “Cobertura diária”.
“O credenciamento para os profissionais que realizam a cobertura esporádicas em eventos e viagens da Presidência da República é destinado aos jornalistas brasileiros, estrangeiros e profissionais da área técnica que não possuam credenciamento fixo. Os procedimentos seguem as determinações da Portaria nº 56/07 e da Norma X-409”, conforme explica o website.
Últimas notícias
Líder do Governo, Marcelo Palmeira destaca São João Massayó como motor do turismo, cultura e economia de Maceió
Homem de 68 anos é preso em flagrante por estuprar cachorro no DF
Confira os números da Lotofácil 3712 sorteados nesta terça (16/6)
Jovem em surto psicótico é contido pela polícia no município de Pariconha
Ministro da Saúde ressalta importância do programa Mais Médicos para a população de AL
Gastronomia alagoana está em luto pelo falecimento da chef Juliana Almeida em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
