AL fecha ano como melhor estado quanto ao ambiente de registro e legalização empresarial
Alagoas fecha o ano de 2016 como o melhor estado do país em relação ao ambiente desburocratizado de registro e legalização empresarial. É o que define o ranking produzido pela Receita Federal, que analisa os níveis de implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em cada unidade federativa e que, desde 2015, traz Alagoas em primeiro lugar.
Segundo a Receita Federal, os melhores estados quanto aos quesitos de implantação da Redesim são Alagoas, Amazonas, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Santa Catarina. Entre os pontos analisados, o órgão federal pontua, por meio de porcentagem, o nível de implantação do sistema (40%), da consulta de viabilidade em cada município (20%), das inscrições tributárias (20%) e dos órgãos de licenciamento (20%).
Em primeiro lugar desde a criação do ranking, Alagoas divide atualmente a colocação com Amazonas, alcançando 85% das ações preestabelecidas. Para a versão de dezembro do estudo, contudo, não foi considerada a pontuação pela terceira fase da Redesim, que estabelece uma maior integração de dados entre Junta Comercial e Receita Federal, disponível apenas em Alagoas, Minas Gerais e Pará.
Dos dez primeiros estados no ranking, sete utilizam o sistema Sigfácil – ferramenta aprimorada no estado alagoano e que tem como interface externa o Portal Facilita Alagoas. E para o presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), Carlos Araújo, a troca de informações principalmente entre os estados do Sigfácil e as novas ações de gestão para melhorar o ambiente de negócios criam uma competitividade sadia, beneficiando o registro e a legalização de empresas.
“Estamos em primeiro lugar devido a muito trabalho. Alagoas é referência nacional na implantação da Redesim e os outros estados observam o que fazemos de diferente. O Portal Facilita Alagoas integra todas as prefeituras alagoanas e órgãos de administração tributária e licenciamento, feitos que alcançamos mudando a cultura de trabalho e mostrando os benefícios de ter um ambiente digital e com menos burocracia, e isso foi apresentado às outras Juntas Comerciais, que levaram essas ações para seus estados”, ressaltou.
A Juceal é o órgão responsável pela administração da Redesim em Alagoas e é subordinada administrativamente à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Sobre a posição do estado, o secretário Helder Lima afirma que o estudo traz outra visão sobre o registro e a legalização de empresas no estado.
“O ambiente de negócios em Alagoas tem como marca a desburocratização e a segurança jurídica, e a Juceal se consolidou como um braço de excelência do Estado. Atingir o primeiro lugar [em relação ao ambiente de registro e legalização empresarial] é muito difícil e, se manter nesse lugar, exige um trabalho forte. A Junta Comercial, hoje, orgulha o estado e é uma prova de que Alagoas dá certo. Uma prova de que se a gente fizer o dever de casa bem feito, pode tirar o primeiro lugar em qualquer questão”, destacou.
Redesim
Alagoas foi o primeiro estado a implantar a Redesim em todos os municípios, o que permite que o empresário possa realizar a pesquisa de viabilidade do negócio e, posteriormente ao registro, solicitar licenças e alvarás. Além de contar com todas as prefeituras integradas, o Portal Facilita Alagoas disponibiliza serviços da Receita Federal, da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto do Meio do Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Últimas notícias
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Mulher de 44 anos é atropelada em Santana do Ipanema e encaminhada ao hospital
Alckmin explica posição do governo contrária a quebra de patentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
