Alagoas

Governo de Alagoas lança obras emergenciais para diminuir estiagem no Agreste

Novidade vai beneficiar população de Palmeira dos Índios; solenidade acontece nesta terça-feira

Por 7 Segundos com assessoria com 7 Segundos com assessoria 17/01/2017 06h06
Governo de Alagoas lança obras emergenciais para diminuir estiagem no Agreste
Barragem Carangueja é usada para abastecer Palmeira dos Índios - Foto: Ascom/Casal

O governador Renan Filho lança nesta terça-feira (17), as obras emergenciais para abastecimento de água de Palmeira dos Índios, uma das cidades alagoanas mais afetadas pela escassez de chuva. 

A oferta de água a Palmeira dos Índios foi reduzida em 70%, porque a barragem Carangueja, principal manancial de abastecimento, secou. Apenas o Sistema Caçamba, que abastece 30% da cidade, está operando. As obras emergenciais vão aumentar a produção de água e, consequentemente, reduzir os efeitos da estiagem prolongada.

AS OBRAS - As obras que serão lançadas nesta terça-feira são as seguintes: aproveitamento do excedente de água do novo Sistema Bálsamo-Estrela de Alagoas-Minador do Negrão; duplicação do fornecimento de água para a cidade de Palmeira dos Índios a partir da barragem do Caçamba, com a implantação de novos equipamentos e 3.500m de adutora de 250mm para transposição do Sistema Caçamba para a adutora da Carangueja.

Entre as obras constam também a perfuração, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), de cinco poços na área urbana de Palmeira dos Índios para a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) fazer a interligação na rede de distribuição de água; disponibilização, pela Casal, de 10 caminhões-pipa para reforçar o abastecimento urbano, principalmente das unidade de saúde e educação; e a intensificação, pela Casal, do combate aos desvios de água das adutoras e às ligações clandestinas.