Seplag dá dicas para economizar na hora das compras do material escolar
Investir no planejamento e pesquisar são dicas que devem ser levadas em consideração

Engana-se quem pensa que início de ano é somente sinônimo de férias e viagens. Para os pais de plantão, esta época é também o momento realizar as compras do material escolar da criançada. Porém, para garantir uma economia no bolso, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) orienta sobre a escolha de itens que podem ser mais baratos do que o planejado.
“O primeiro passo é investir no planejamento, na pesquisa prévia e no compartilhamento de informações. De modo geral, é importante salientar que o que faz diferença no quanto se gasta é o tempo que se tem para pesquisar preços. Por isso, é válido que o consumidor tenha acesso à lista de compras o quanto antes e já comece a comparar valores dos produtos”, conta Sinésio.
As dicas do pesquisador são diretamente focadas nos pais dos alunos que pretendem comprar material escolar, mas também podem valer para jovens que já têm uma vida financeira independente e vão sozinhos às compras.
“Com a lista na mão, a recomendação é pesquisar, pois é grande a diferença de preços entre os estabelecimentos comerciais. Também é legal confirmar com a escola se toda a lista é realmente necessária para aquele ano letivo e verificar se há produtos da lista que você já possui em casa. Além disso, é bom é interessante ficar de olho nos preços de materiais com personagens e logotipos, já que eles costumam ser mais caros”, completa Sinésio.
Pesquisa especial
Recentemente, a Seplag divulgou uma pesquisa especial feita para ajudar os pais nesta missão. Em 2017, os dados revelam que entre os tradicionais cadernos escolares, os livretos de desenho foram os que apresentaram maior variação, algo em torno de 3,74%. Outros produtos como cadernos de 10, 12 e 20 matérias e o caderno brochura exibiram deflação de 0,16% e 1,44%, respectivamente.
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
