Seplag dá dicas para economizar na hora das compras do material escolar
Investir no planejamento e pesquisar são dicas que devem ser levadas em consideração
Engana-se quem pensa que início de ano é somente sinônimo de férias e viagens. Para os pais de plantão, esta época é também o momento realizar as compras do material escolar da criançada. Porém, para garantir uma economia no bolso, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) orienta sobre a escolha de itens que podem ser mais baratos do que o planejado.
“O primeiro passo é investir no planejamento, na pesquisa prévia e no compartilhamento de informações. De modo geral, é importante salientar que o que faz diferença no quanto se gasta é o tempo que se tem para pesquisar preços. Por isso, é válido que o consumidor tenha acesso à lista de compras o quanto antes e já comece a comparar valores dos produtos”, conta Sinésio.
As dicas do pesquisador são diretamente focadas nos pais dos alunos que pretendem comprar material escolar, mas também podem valer para jovens que já têm uma vida financeira independente e vão sozinhos às compras.
“Com a lista na mão, a recomendação é pesquisar, pois é grande a diferença de preços entre os estabelecimentos comerciais. Também é legal confirmar com a escola se toda a lista é realmente necessária para aquele ano letivo e verificar se há produtos da lista que você já possui em casa. Além disso, é bom é interessante ficar de olho nos preços de materiais com personagens e logotipos, já que eles costumam ser mais caros”, completa Sinésio.
Pesquisa especial
Recentemente, a Seplag divulgou uma pesquisa especial feita para ajudar os pais nesta missão. Em 2017, os dados revelam que entre os tradicionais cadernos escolares, os livretos de desenho foram os que apresentaram maior variação, algo em torno de 3,74%. Outros produtos como cadernos de 10, 12 e 20 matérias e o caderno brochura exibiram deflação de 0,16% e 1,44%, respectivamente.
Últimas notícias
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra funcionária do PP de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
