Seplag dá dicas para economizar na hora das compras do material escolar
Investir no planejamento e pesquisar são dicas que devem ser levadas em consideração

Engana-se quem pensa que início de ano é somente sinônimo de férias e viagens. Para os pais de plantão, esta época é também o momento realizar as compras do material escolar da criançada. Porém, para garantir uma economia no bolso, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) orienta sobre a escolha de itens que podem ser mais baratos do que o planejado.
“O primeiro passo é investir no planejamento, na pesquisa prévia e no compartilhamento de informações. De modo geral, é importante salientar que o que faz diferença no quanto se gasta é o tempo que se tem para pesquisar preços. Por isso, é válido que o consumidor tenha acesso à lista de compras o quanto antes e já comece a comparar valores dos produtos”, conta Sinésio.
As dicas do pesquisador são diretamente focadas nos pais dos alunos que pretendem comprar material escolar, mas também podem valer para jovens que já têm uma vida financeira independente e vão sozinhos às compras.
“Com a lista na mão, a recomendação é pesquisar, pois é grande a diferença de preços entre os estabelecimentos comerciais. Também é legal confirmar com a escola se toda a lista é realmente necessária para aquele ano letivo e verificar se há produtos da lista que você já possui em casa. Além disso, é bom é interessante ficar de olho nos preços de materiais com personagens e logotipos, já que eles costumam ser mais caros”, completa Sinésio.
Pesquisa especial
Recentemente, a Seplag divulgou uma pesquisa especial feita para ajudar os pais nesta missão. Em 2017, os dados revelam que entre os tradicionais cadernos escolares, os livretos de desenho foram os que apresentaram maior variação, algo em torno de 3,74%. Outros produtos como cadernos de 10, 12 e 20 matérias e o caderno brochura exibiram deflação de 0,16% e 1,44%, respectivamente.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
