Seplag dá dicas para economizar na hora das compras do material escolar
Investir no planejamento e pesquisar são dicas que devem ser levadas em consideração
Engana-se quem pensa que início de ano é somente sinônimo de férias e viagens. Para os pais de plantão, esta época é também o momento realizar as compras do material escolar da criançada. Porém, para garantir uma economia no bolso, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) orienta sobre a escolha de itens que podem ser mais baratos do que o planejado.
“O primeiro passo é investir no planejamento, na pesquisa prévia e no compartilhamento de informações. De modo geral, é importante salientar que o que faz diferença no quanto se gasta é o tempo que se tem para pesquisar preços. Por isso, é válido que o consumidor tenha acesso à lista de compras o quanto antes e já comece a comparar valores dos produtos”, conta Sinésio.
As dicas do pesquisador são diretamente focadas nos pais dos alunos que pretendem comprar material escolar, mas também podem valer para jovens que já têm uma vida financeira independente e vão sozinhos às compras.
“Com a lista na mão, a recomendação é pesquisar, pois é grande a diferença de preços entre os estabelecimentos comerciais. Também é legal confirmar com a escola se toda a lista é realmente necessária para aquele ano letivo e verificar se há produtos da lista que você já possui em casa. Além disso, é bom é interessante ficar de olho nos preços de materiais com personagens e logotipos, já que eles costumam ser mais caros”, completa Sinésio.
Pesquisa especial
Recentemente, a Seplag divulgou uma pesquisa especial feita para ajudar os pais nesta missão. Em 2017, os dados revelam que entre os tradicionais cadernos escolares, os livretos de desenho foram os que apresentaram maior variação, algo em torno de 3,74%. Outros produtos como cadernos de 10, 12 e 20 matérias e o caderno brochura exibiram deflação de 0,16% e 1,44%, respectivamente.
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
