Barra de São Miguel aprova 70% dos alunos da rede pública para o Ifal

Setenta por cento dos alunos do 9º ano da Barra de São Miguel que aderiram às aulas de reforço oferecidas pela Prefeitura Municipal foram aprovados e conquistaram uma vaga no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Marechal Deodoro.
A Prefeitura Municipal da Barra de São Miguel garante gratuitamente o curso preparatório desde 2013, aos sábados, a fim de preparar os alunos da rede pública para o processo seletivo do Ifal.
O município garante ainda o transporte dos alunos para o Ifal e também para todas as faculdades localizadas nos municípios de Maceió e São Miguel dos Campos.
Para a secretária municipal de Educação, Neuza Calheiros, além da implantação do Plano de Cargos e Carreiras que motivou os professores, outras medidas também contribuíram para uma melhor qualidade do ensino na Barra.
Segundo a secretária, em todas as escolas há oferta para a prática de xadrez. Em 2014, o projeto “Xadrez, a ginástica da inteligência”, de Jaime Miranda, hoje presidente da Federação Alagoana de Xadrez, chegou ao conhecimento da Prefeitura Municipal da Barra. “Compramos a ideia imediatamente porque entendemos que o xadrez ajuda na melhoria de atitude, liderança, agilidade de pensamento e raciocínio lógico”, observou.
O xadrez começou, em 2014, em duas escolas como projeto piloto. Como a experiência foi positiva, em 2015, o xadrez foi incluído como parte da disciplina de matemática, inclusive com avaliação. Neuza explicou que o xadrez é tratado como ferramenta pedagógica e associada à matemática para contribuir com o raciocínio lógico. “A partir dessa experiência, os alunos foram participando de campeonatos e temos campeões de várias faixas etárias. Em 2016, éramos a 9ª cidade enxadrista em número de federados no Brasil”, comemorou.
Para a secretária e pedagoga, outra estratégia adotada pelo município que teve reflexo direto no desempenho dos alunos é a prática esportiva. As escolas oferecem várias modalidades, a exemplo de judô, ballet, jiu-jitsu, futebol masculino e feminino, e tênis. “Percebemos que os alunos passam a se interessar pela escola por também oferecer o esporte e estamos ocupando o contra turno dos alunos que, se não fosse isso, poderiam ficar na rua”, afirmou Neuza. Para este ano, a Secretaria Municipal de Educação da Barra vai implantar as modalidade esportivas de vôlei e atletismo.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
