Barra de São Miguel aprova 70% dos alunos da rede pública para o Ifal
Setenta por cento dos alunos do 9º ano da Barra de São Miguel que aderiram às aulas de reforço oferecidas pela Prefeitura Municipal foram aprovados e conquistaram uma vaga no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Marechal Deodoro.
A Prefeitura Municipal da Barra de São Miguel garante gratuitamente o curso preparatório desde 2013, aos sábados, a fim de preparar os alunos da rede pública para o processo seletivo do Ifal.
O município garante ainda o transporte dos alunos para o Ifal e também para todas as faculdades localizadas nos municípios de Maceió e São Miguel dos Campos.
Para a secretária municipal de Educação, Neuza Calheiros, além da implantação do Plano de Cargos e Carreiras que motivou os professores, outras medidas também contribuíram para uma melhor qualidade do ensino na Barra.
Segundo a secretária, em todas as escolas há oferta para a prática de xadrez. Em 2014, o projeto “Xadrez, a ginástica da inteligência”, de Jaime Miranda, hoje presidente da Federação Alagoana de Xadrez, chegou ao conhecimento da Prefeitura Municipal da Barra. “Compramos a ideia imediatamente porque entendemos que o xadrez ajuda na melhoria de atitude, liderança, agilidade de pensamento e raciocínio lógico”, observou.
O xadrez começou, em 2014, em duas escolas como projeto piloto. Como a experiência foi positiva, em 2015, o xadrez foi incluído como parte da disciplina de matemática, inclusive com avaliação. Neuza explicou que o xadrez é tratado como ferramenta pedagógica e associada à matemática para contribuir com o raciocínio lógico. “A partir dessa experiência, os alunos foram participando de campeonatos e temos campeões de várias faixas etárias. Em 2016, éramos a 9ª cidade enxadrista em número de federados no Brasil”, comemorou.
Para a secretária e pedagoga, outra estratégia adotada pelo município que teve reflexo direto no desempenho dos alunos é a prática esportiva. As escolas oferecem várias modalidades, a exemplo de judô, ballet, jiu-jitsu, futebol masculino e feminino, e tênis. “Percebemos que os alunos passam a se interessar pela escola por também oferecer o esporte e estamos ocupando o contra turno dos alunos que, se não fosse isso, poderiam ficar na rua”, afirmou Neuza. Para este ano, a Secretaria Municipal de Educação da Barra vai implantar as modalidade esportivas de vôlei e atletismo.
Últimas notícias
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
