Renan Filho se reúne com ministro para viabilizar recursos no combate à estiagem em AL
Governador solicitou apoio federal para auxiliar o Estado, que sofre com a extrema seca
Em reunião com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, realizada na última quinta-feira (2), em Brasília, o governador Renan Filho buscou o apoio federal para a resolução de duas questões fundamentais para a população de Alagoas: a continuidade das obras do Canal do Sertão e a mitigação dos efeitos da extrema seca enfrentada em todo o Estado.
No encontro, o ministro garantiu o início da construção do trecho cinco do Canal do Sertão que, de acordo com o governador, “é uma obra muito esperada pelo povo alagoano, especialmente as pessoas que vivem no Semiárido”.
Após a conclusão deste novo trecho, o Canal do Sertão pretende levar água a mais de 160 mil habitantes nos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Monteirópolis e Olho d’Água das Flores.
Alto Sertão – Além do compromisso com o Canal, Renan Filho garantiu recursos para o abastecimento de água na zona rural dos municípios do Alto Sertão, derivando da adutora do Alto Sertão, recentemente inaugurada.
“Esta iniciativa é muito importante para o estado, já que vai atender muita gente, especialmente neste momento de seca duríssima. As pessoas precisam que, cada vez mais, o estado se estruture para que elas possam levar água para casa”, ressaltou o governador.
Após seis anos de estiagem, Alagoas sofre os efeitos da seca, considerada a pior dos últimos 50 anos. Com a falta de chuva, 42 municípios já estão em situação de emergência, com prejuízos principalmente para o setor de agricultura.
De acordo com ele, o ministro também se comprometeu em dar sequência à construção da adutora da Bacia Leiteira, que foi objeto de emendas da bancada federal de Alagoas. “A bancada se reuniu e destinou R$135 milhões para a construção da adutora, cujas obras já estão andando. Proximamente, daremos início à segunda etapa desta ação”, complementou Renan Filho.
“Foi uma reunião muito produtiva e eu agradeço ao ministro Helder Barbalho pela disponibilidade, mais uma vez. Somos sempre recebidos com extrema atenção e Alagoas é que se beneficia com essas obras estruturantes importantes no campo hídrico, sobretudo neste momento de seca”, finaliza Renan Filho.
Últimas notícias
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Autor da lei que autoriza escola bilíngue na rede municipal, Leonardo Dias comemora implantação da unidade
Ex-presidente da Federação Espanhola é atacado com ovos pelo tio; entenda
Polícia Científica promove emissão de carteiras funcionais para Bombeiros
Paulo Dantas participará de inaugurações no dia 25 deste mês em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
