Renan Filho se reúne com ministro para viabilizar recursos no combate à estiagem em AL
Governador solicitou apoio federal para auxiliar o Estado, que sofre com a extrema seca

Em reunião com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, realizada na última quinta-feira (2), em Brasília, o governador Renan Filho buscou o apoio federal para a resolução de duas questões fundamentais para a população de Alagoas: a continuidade das obras do Canal do Sertão e a mitigação dos efeitos da extrema seca enfrentada em todo o Estado.
No encontro, o ministro garantiu o início da construção do trecho cinco do Canal do Sertão que, de acordo com o governador, “é uma obra muito esperada pelo povo alagoano, especialmente as pessoas que vivem no Semiárido”.
Após a conclusão deste novo trecho, o Canal do Sertão pretende levar água a mais de 160 mil habitantes nos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Monteirópolis e Olho d’Água das Flores.
Alto Sertão – Além do compromisso com o Canal, Renan Filho garantiu recursos para o abastecimento de água na zona rural dos municípios do Alto Sertão, derivando da adutora do Alto Sertão, recentemente inaugurada.
“Esta iniciativa é muito importante para o estado, já que vai atender muita gente, especialmente neste momento de seca duríssima. As pessoas precisam que, cada vez mais, o estado se estruture para que elas possam levar água para casa”, ressaltou o governador.
Após seis anos de estiagem, Alagoas sofre os efeitos da seca, considerada a pior dos últimos 50 anos. Com a falta de chuva, 42 municípios já estão em situação de emergência, com prejuízos principalmente para o setor de agricultura.
De acordo com ele, o ministro também se comprometeu em dar sequência à construção da adutora da Bacia Leiteira, que foi objeto de emendas da bancada federal de Alagoas. “A bancada se reuniu e destinou R$135 milhões para a construção da adutora, cujas obras já estão andando. Proximamente, daremos início à segunda etapa desta ação”, complementou Renan Filho.
“Foi uma reunião muito produtiva e eu agradeço ao ministro Helder Barbalho pela disponibilidade, mais uma vez. Somos sempre recebidos com extrema atenção e Alagoas é que se beneficia com essas obras estruturantes importantes no campo hídrico, sobretudo neste momento de seca”, finaliza Renan Filho.
Últimas notícias

Jornalista Abidias Martins escreve livro sobre a pandemia da Covid-19 em AL

'Lua de Sangue': web se divide em quem conseguiu ou não assistir eclipse lunar no Brasil

Alagoas se destaca no combate à desnutrição infantil e tem o menor índice do Nordeste

Deputado Rafael Brito cobra prefeitura de Maceió por problemas na educação e pede revogação de portaria

Snoop Dogg compartilha vídeo de momentos marcantes do Carnaval carioca de 2025, e brasileiros vão à loucura

Defensoria Pública firma acordo com representantes da educação de Maceió sobre apoio escolar de crianças com TEA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
