Renan Filho se reúne com ministro para viabilizar recursos no combate à estiagem em AL
Governador solicitou apoio federal para auxiliar o Estado, que sofre com a extrema seca
Em reunião com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, realizada na última quinta-feira (2), em Brasília, o governador Renan Filho buscou o apoio federal para a resolução de duas questões fundamentais para a população de Alagoas: a continuidade das obras do Canal do Sertão e a mitigação dos efeitos da extrema seca enfrentada em todo o Estado.
No encontro, o ministro garantiu o início da construção do trecho cinco do Canal do Sertão que, de acordo com o governador, “é uma obra muito esperada pelo povo alagoano, especialmente as pessoas que vivem no Semiárido”.
Após a conclusão deste novo trecho, o Canal do Sertão pretende levar água a mais de 160 mil habitantes nos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Monteirópolis e Olho d’Água das Flores.
Alto Sertão – Além do compromisso com o Canal, Renan Filho garantiu recursos para o abastecimento de água na zona rural dos municípios do Alto Sertão, derivando da adutora do Alto Sertão, recentemente inaugurada.
“Esta iniciativa é muito importante para o estado, já que vai atender muita gente, especialmente neste momento de seca duríssima. As pessoas precisam que, cada vez mais, o estado se estruture para que elas possam levar água para casa”, ressaltou o governador.
Após seis anos de estiagem, Alagoas sofre os efeitos da seca, considerada a pior dos últimos 50 anos. Com a falta de chuva, 42 municípios já estão em situação de emergência, com prejuízos principalmente para o setor de agricultura.
De acordo com ele, o ministro também se comprometeu em dar sequência à construção da adutora da Bacia Leiteira, que foi objeto de emendas da bancada federal de Alagoas. “A bancada se reuniu e destinou R$135 milhões para a construção da adutora, cujas obras já estão andando. Proximamente, daremos início à segunda etapa desta ação”, complementou Renan Filho.
“Foi uma reunião muito produtiva e eu agradeço ao ministro Helder Barbalho pela disponibilidade, mais uma vez. Somos sempre recebidos com extrema atenção e Alagoas é que se beneficia com essas obras estruturantes importantes no campo hídrico, sobretudo neste momento de seca”, finaliza Renan Filho.
Últimas notícias
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
PoderData: para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro
Homem é flagrado com faca durante abordagem policial em Maribondo
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado na canafístula, Arapiraca
Drogas são encontradas em imóveis abandonados em Arapiraca
Motociclista sem habilitação foge da polícia e é detido em Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
