Para realizar cirurgia de alto custo, família aciona a justiça e faz corrente em redes sociais

Ana Clara Tenório, 12 anos, tem um tipo de escoliose severa. O problema acumulou um líquido na medula que só pode ser retirado através de uma cirurgia. O valor? Cerca de R$ 140 mil, que deve ser pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O problema é que mesmo com o direito de realizar o procedimento gratuitamente, a jovem ainda não foi atendida pelo Estado.
O assunto é recorrente no noticiário: a judicialização da saúde. Junto de Ana Clara, existem milhares de pacientes que recorrem à justiça para conseguir remédios ou cirurgias de alto custo de forma gratuita.
Devido ao grave problema de coluna, a jovem Ana Clara não pode fazer muitas atividades, como correr, dançar, nadar, subir escada e até ações mais rotineiras como ficar muito tempo sentada ou deitar.
Por não ter como arcar com as despesas para o procedimento cirúrgico, a família acionou a justiça para que o estado seja obrigado a custear. No entanto, até o momento, mesmo por ordem judicial, a menina não teve acesso à cirurgia. A família recorreu à Defensoria Pública, que aconselhou a mesma a divulgar o caso nos veículos de comunicação e redes sociais.
“A defensoria nos aconselhou a divulgar através das redes de comunicação, tentando mobilizar a população para nos ajudar nessa corrente de fé para que o estado se sinta pressionado”, afirmou a mãe de Ana Clara, Ana Celina Tenório.
De acordo com o Secretário de Saúde do Estado de Alagoas, Christian Teixeira, em entrevista à TV Ponta Verde, o Estado analisa como cumprir as determinações judiciais de vários pacientes, tanto na compra de remédios e insumos, como na realização de cirurgias.
“A gente pode fazer um trabalho preventivo, que tem que ser em conjunto, com todas estas instituições, para que a gente possa encontrar uma solução e evite o desgaste, principalmente para o cidadão que mais precisa da saúde pública e não venha a sofrer tanto”, afirmou o secretário.
Assista na íntegra:
Últimas notícias

Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio

Líder do Comando Vermelho em Alagoas está escondido no Morro do Alemão, diz SSP

MPF recomenda controle de tráfego de veículos na faixa de areia em Feliz Deserto

Prefeitura realiza entrega dos kits do programa Mãe Arapiraquense para mais de 100 gestantes

Corpo carbonizado encontrado em Marechal Deodoro será identificado por arcada dentária ou DNA

TRE/AL esclarece que vereadores do MDB de Japaratinga serão afastados
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
