Alagoas retrocede em seis anos sua economia por causa da crise econômica, aponta estudo
A crise fez com que 12 estados e o Distrito Federal tivessem um retrocesso econômico em, pelo menos, seis anos. Dentre as federações está Alagoas que regrediu de patamar, entre 2015 e 2016. A projeção é de um estudo da Tendências Consultoria Integrada, divulgado pelo economista Adriano Pitoli, em matéria publicada no Jornal O Globo, desta segunda-feira (6).
O estado de Alagoas, de acordo com as projeções, teve queda de 3,7%, em 2015 e outra ainda maior em 2016, 4,2%, totalizando o equivalente a 7,9% em dois anos.
No Brasil, em 2015 e 2016 a redução do Produto Interno Bruto chegou a 6,8%. Isso significa dizer que Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia e o Distrito Federal, foram prejudicados pela recessão.
O Rio de Janeiro, cujo PIB encolheu 7,2% em dois anos, de acordo com o estudo, tem um dilema ainda maior, devido à crise de suas contas públicas e ao que o economista classifica como um legado perverso deixado pelos Jogos Olímpicos. "Gastou-se muito tempo e muito dinheiro em investimentos que agora não se consegue tornar viáveis".
Amazonas e São Paulo, dois estados bastante industrializados, e portanto mais sensíveis aos ciclos econômicos, tendem a ter uma recuperação mais acentuada assim que a economia do país voltar a crescer, preveem analistas. Marcelo Souza, superintendente adjunto de Planejamento da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), polo industrial responsável por 92% da receita do estado do Amazonas, diz que a recessão levou o complexo a demitir 30 mil pessoas.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
