Alagoas retrocede em seis anos sua economia por causa da crise econômica, aponta estudo
A crise fez com que 12 estados e o Distrito Federal tivessem um retrocesso econômico em, pelo menos, seis anos. Dentre as federações está Alagoas que regrediu de patamar, entre 2015 e 2016. A projeção é de um estudo da Tendências Consultoria Integrada, divulgado pelo economista Adriano Pitoli, em matéria publicada no Jornal O Globo, desta segunda-feira (6).
O estado de Alagoas, de acordo com as projeções, teve queda de 3,7%, em 2015 e outra ainda maior em 2016, 4,2%, totalizando o equivalente a 7,9% em dois anos.
No Brasil, em 2015 e 2016 a redução do Produto Interno Bruto chegou a 6,8%. Isso significa dizer que Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia e o Distrito Federal, foram prejudicados pela recessão.
O Rio de Janeiro, cujo PIB encolheu 7,2% em dois anos, de acordo com o estudo, tem um dilema ainda maior, devido à crise de suas contas públicas e ao que o economista classifica como um legado perverso deixado pelos Jogos Olímpicos. "Gastou-se muito tempo e muito dinheiro em investimentos que agora não se consegue tornar viáveis".
Amazonas e São Paulo, dois estados bastante industrializados, e portanto mais sensíveis aos ciclos econômicos, tendem a ter uma recuperação mais acentuada assim que a economia do país voltar a crescer, preveem analistas. Marcelo Souza, superintendente adjunto de Planejamento da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), polo industrial responsável por 92% da receita do estado do Amazonas, diz que a recessão levou o complexo a demitir 30 mil pessoas.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
