Teatro Deodoro abre inscrições para Oficina de Iluminação Cênica
Ministrador será Edner Pimentel, o “Careca”, que atua há 25 anos na área
No palco, os artistas são consagrados sob os olhares atentos do público. Quem também acompanha atentamente o espetáculo para dar mais brilho à arte é a equipe de iluminação. Sem o trabalho do iluminador, a cortina não se abre. Desde uma luz mais simples à mais elaborada, ele precisa estar em cena. Dominar as técnicas de iluminação é uma ciência que precisa ser estudada, praticada e aprimorada.
Quem se interessa por essa arte vai ter uma oportunidade ímpar. A Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), em parceria com Edner Pimentel, mais conhecido como Careca, técnico de iluminação do Teatro Deodoro há 25 anos, promove a “Oficina de Iluminação Cênica” entre os dias 6 e 10 de março, no Teatro de Arena.
Para participar, é preciso se inscrever até o dia 23 deste mês, preenchendo uma ficha com os dados básicos e mediante pagamento de uma taxa de R$ 100,00. Os participantes recebem um certificado.
Na oficina, serão debatidos assuntos como a história da iluminação, noções básicas de eletricidade, linguagem, formas de iluminação, diferença entre as luzes, manuseio de equipamentos e mapa de luz. O foco do evento é a iluminação cênica, porém serão abordados outros tipos como cinematográfica e informativa. É a primeira vez que Maceió recebe um projeto como esse que conta com profissional de um dos teatros mais importantes do Estado de Alagoas: o Deodoro.
Sobre o ministrador “Careca”
Careca começou como assistente de cenotécnica do Teatro Deodoro em 1984, 33 anos atrás. O aprendizado veio da prática e do convívio com o cenotécnico titular Ronaldo Vieira (ainda em exercício), o eletricista Pedro Eufrázio e o saudoso maquinista José Cabral. A partir daí, ele se especializou em iluminação cênica. Sete anos depois, passou a atuar definitivamente como iluminador na equipe técnica do palco oficial do Estado.
Ao longo da carreira, Careca já participou de milhares de espetáculos. Entre os momentos marcantes, ele destaca encontros com equipes de grandes nomes do cenário nacional, como Fernanda Montenegro, Eva Wilma, Paulo José, Antônio Fagundes, Paulo Autran, Clarice Neskier, Armazém Cia de Teatro; na dança Denise Stoklos, Débora Colcker, Cisne Negro, Ballet Guaíra;
No humor, trabalhou com gente como Dercy Gonçalves, Chico Anísio, Juca Chaves, Tom Cavalcante; na música Geraldo Azevedo, Xangai, Arnaldo Antunes, Vanessa da Matta, Chico César, entre muitos outros.
Careca tem sido o nome mais procurado no cenário local para elaboração de planos de iluminação. Podem ser citados como exemplos mais recentes, no ano passado, no teatro “Bebgor” (texto de Pedro Onofre, direção Lael Correa), “Zelodaro Come Pano” (texto Sávio de Almeida, direção Ana Sofia), “Volta à Sêca” (texto Maurício Melo Júnior), na música “Noel de Vila Isabel” (Orquestra Gafieira Cai Dentro), “Os sonhos não envelhecem – A turma da esquina” (Irina Costa e banda), “Elas Cantam Mariza Monte” (Andréa Laís, Lili Burque, Fernanda Guimarães, Elisa Lemos) e na dança Eliana Cavalcante, Joyce Vidal (em Arapiraca). A oficina será uma oportunidade também para ele compartilhar essas experiências.
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
