Alagoas

Ministro vem a Alagoas em março para lançamento do Criança Feliz

Após 10 dias de trabalho, multiplicadores do programa em Alagoas, Paraíba, Sergipe e Maranhão concluem capacitação em Maceió

Por Ascom Seades 24/02/2017 07h07
Ministro vem a Alagoas em março para lançamento do Criança Feliz
Alagoas vai receber ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra - Foto: Secom Seades

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, deverá vir a Alagoas no final do mês de março para o lançamento do programa Criança Feliz no Estado. O anúncio da visita, prevista para o dia 22, foi feito nesta quinta-feira (23), durante o encerramento da capacitação para os multiplicadores do programa nos estados de Alagoas, Paraíba, Sergipe e Maranhão, realizada em Maceió.

Na avaliação do secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, a vinda do ministro demonstra o caráter pioneiro de Alagoas na execução das ações estabelecidas pelo Criança Feliz.

“Fomos um dos primeiros estados do Brasil a garantir a participação no programa. Tivemos a adesão de 84 dos 86 municípios considerados elegíveis e fomos escolhidos para sediar a capacitação dos multiplicadores da Regional II do Criança Feliz. Além disso, o Governo de Alagoas, por meio do projeto-piloto da Primeira Infância coordenado pela primeira-dama Renata Calheiros, já executa uma série de ações voltadas para a garantia de um futuro melhor para nossas crianças. A vinda do ministro Osmar Terra para o lançamento do Criança Feliz é o reconhecimento dos esforços de Alagoas para concretização dessa política pública”, disse Pereira.

De acordo com a primeira-dama Renata Calheiros, as ações do Criança Feliz vai reforçar as atividades voltadas à primeira infância já executadas no Estado. "Alagoas já vem caminhando com a primeira infância há algum tempo, com algumas ações já implantadas, e agora com o Criança Feliz a gente pode articular melhor com outros estados do Nordeste, debatendo as experiências bem sucedidas", disse a primeira-dama, que também destacou a vinda do ministro Osmar Terra a Alagoas em março.

"Nós tivemos uma receptividade do programa muito boa. Muitos municípios aderiram. Esse é um passo muito importante para levar o conceito da primeira infância, trabalhar a sensibilização, para que a gente possa evoluir com ações mais efetivas para o desenvolvimento infantil. E a vinda do ministro vai consolidar todas essas ações", abaloou Renata Calheiros.

Capacitação

Nos 10 dias da capacitação, os multiplicadores do programa Criança Feliz foram preparados para orientar as famílias assistidas pelo programa, incentivar atividades lúdicas que aproximem as crianças e seus cuidadores e despertem estímulos cognitivos, além de estratégias para o funcionamento das visitas domiciliares previstas pelo programa.

O Criança Feliz tem como metas principais o fortalecimento das famílias nas funções de cuidado, proteção e educação das crianças; o desenvolvimento de estratégias intersetoriais visando integrar, ampliar e fortalecer as diversas políticas públicas voltadas para gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias; a promoção de ações voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância e apoio às famílias adotando, entre outras estratégias, as visitas domiciliares.

Em Alagoas, 86 municípios foram considerados aptos a receber as ações programa, com índice de adesão de 97%, um dos maiores registrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) em todo o país.