Grávidas do Bolsa-Família receberão cerca de 30 mil repelentes
A ação visa proteger as futuras mamães das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a exemplo da dengue, chikungunya e zika, que tem relação com o aumento dos casos de microcefalia no Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu, do Ministério da Saúde (MS), 29.970 frascos de repelentes que serão distribuídos para cerca de 15 mil gestantes atendidas pelo Programa Bolsa-Família. A ação visa proteger as futuras mamães das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a exemplo da dengue, chikungunya e zika, que tem relação com o aumento dos casos de microcefalia no Estado.
O produto, segundo especificação do Ministério da Saúde, está acondicionado em frascos de 200 ml e tem concentração de 15%, oferecendo 10 horas de proteção após a aplicação. Com isso, segundo o órgão, as gestantes estarão protegidas contra os insetos Aedes aegypti, Culex e Anopheles aquasalis.
O repelente, que está acondicionado no almoxarifado do Componente Especializado da Assistência Farmácia (Ceaf), em Maceió, será distribuído para os 102 municípios alagoanos a partir da próxima semana. Caberá às Secretarias Municipais de Saúde entregar dois frascos mensalmente às gestantes cadastradas no programa, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Segundo Renatha Castro, assessora técnica da Assistência Farmacêutica da Sesau, com a chegada dos repelentes, as gestantes ou aquelas mulheres que desejam engravidar irão redobrar os cuidados, utilizando o produto para evitar a transmissão de doenças. “O combate ao mosquito é uma tarefa permanente da sociedade brasileira. Essa ação é mais uma ferramenta, no conjunto de medidas para prevenir as malformações da síndrome congênita da zika”, afirmou, ao acrescentar que as gestantes procurem os postos de saúde para se informar onde deverão receber esses repelentes.
Proteção
O Ministério da Saúde já recomenda o uso de repelentes para reforçar a proteção conta o Aedes aegypti, em especial às gestantes, pela associação do zika vírus com a microcefalia em bebês. A medida, no entanto, não deve ser a única maneira de evitar a transmissão da doença. É importante que as gestantes adotem ainda medidas simples, que possam evitar o contato com o Aedes, como se proteger da exposição de mosquitos, manter portas e janelas fechadas ou telas, usar calça e camisa de manga comprida.
É importante destacar que, para erradicar o mosquito transmissor do zika vírus e os possíveis criadouros, é necessária a adoção de uma rotina para eliminar recipientes que possam acumular água parada. Quinze minutos de vistoria são suficientes para manter o ambiente limpo, segundo orienta o Ministério da Saúde. Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem servir de criadouros para as larvas do mosquito.
Veja também
Últimas notícias

Cibele Moura doa 250 kg de ração e participa do lançamento do programa Pet Solidário em União dos Palmares
![[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios](https://img.7segundos.com.br/57V-31z1vxgAS92LBtN98wIuRoo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-9410.jpg)
[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios

Mulher de 43 anos é internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol

Ação integrada em Maragogi resulta na apreensão de submetralhadora

Novas alterações de sentido entram em vigor no bairro Poço no dia 11 de outubro

Evento em Maceió discute ‘nova era da medicina’ e o futuro econômico da carreira médica
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
