Registros de dengue caem em Alagoas, mas estatísticas de zika e chikungunya disparam no estado
Ministério da Saúde alerta para prevenção; distribuição de água é ineficiente, diz infectologista
O Ministério da Saúde têm focado no combate ao mosquito aedes aegypti em todo o Brasil. As doenças provenientes do inseto são inúmeras e suas consequências para a saúde humana continuam sendo investigadas por cientistas ao redor do mundo. Em Alagoas, este cenário não poderia ser diferente e as orientações continuam.
Os números de dengue no estado caíram de janeiro a outubro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, conforme apurou a reportagem da TV Ponta Verde – afiliada ao SBT. Ao todo, foram mais de 21 mil registros. Diagnosticada com dengue em junho, a dona de casa Eunice Paes, reclama das consequências da doença até hoje. Dores em articulações localizadas nas mãos, joelhos e pés são mais comuns. No bairro que ela mora, sofreu os vizinhos e também a comunidade.
Já Iracema de Souza, que também é dona de casa, reclama dos mosquitos que não deixam os moradores descansar, principalmente no período noturno. “É uma imensidão”, resume ela, descontente com a situação.
Apesar da queda dos números de dengue em Alagoas, os casos registrados de zika e febre chikungunya dispararam no estado e acendem o sinal de alerta. De acordo com o infectologista Fernando Maria, a distribuição de água ineficiente é a principal causa da proliferação dos aedes aegypti. “As pessoas são obrigadas a guarda água em casa, em pote, tonel, bilha, baldes. E isso facilita muito a multiplicação dos mosquitos”, falou.
Em 2015, foram registrados 282 casos de zika de janeiro a outubro em Alagoas. Já em 2016, este número saltou para oito mil. Já em relação à febre chikungunya, as estatísticas também não são animadoras. Em 2015, o estado contabilizou 1.163 casos de janeiro a outubro. Em 2016, neste mesmo período, foram 17.474 registros.
Confira, abaixo, a reportagem completa que está inserida no 1º bloco do Jornal do Dia, da TV Ponta Verde:
Últimas notícias
PCAL prende homem por furto qualificado na zona rural de Santana do Ipanema
Prefeito JHC vistoria obra de contenção no Vale do Reginaldo
Polícia Civil cumpre mandado por tentativa de feminicídio em Pão de Açúcar
Prefeita Tia Júlia discute trânsito, segurança e políticas para mulheres em reunião com MP
Prefeitura de Arapiraca promoverá Carnaval no Clube do Servidor com atrações locais
JHC inaugura Parque Linear e beneficia 90 mil pessoas no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
