Autorização: Projeto prevê punição para quem entrar em contato com índios isolados
A intenção do senador Jorge Viana é proteger os povos indígenas de doenças.
Será punido pela Lei do Genocídio (Lei nº 2.889/56) quem entrar em terras indígenas sem autorização da Funai e causar, mesmo sem intenção, o extermínio de povos indígenas isolados. É o que determina projeto de lei (PLS 471/2015) do senador Jorge Viana (PT-AC), que está em exame na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
A intenção do senador é proteger os povos indígenas isolados de doenças comuns à civilização. Segundo o Viana, o simples contato físico é perigoso para essas comunidades, já que não possuem imunidade para doenças comuns como a gripe e nem tratamentos adequados. O cuidado é para que a população indigena não corra o risco de ser infectada ou até mesmo exterminada.
Ainda segundo ele, o contato com os índios é delicado e por isso deve ser evitado." Mais de 70% dos índios isolados morrem nos primeiros anos quando adquirem uma doença que nós já somos imunes." alerta.
Isso ocorre quando garimpeiros , fazendeiros e até contrabandistas circulam pela região sem autorização. O contato ocorre muitas vezes sem intenção mas acaba colocando em risco a saúde dos indigenas. Por isso a proximidade com esse grupos isolados deve ser feita apenas quando houver autorização da Funai e quando a situação permitir benefício a esses povos.
Preservação da Identidade
A proposta garante preservação do modo de vida dos índios, permitindo que a iniciativa de contato venha a partir deles e não de quem estiver por perto. A pena prevista para casos de genocídios pode variar de dois a 30 anos de prisão. A proposta agora segue em processo de efetivação já que aguarda desde 2015 a designação do relator da Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania.
Últimas notícias
Líder do Governo, Marcelo Palmeira destaca São João Massayó como motor do turismo, cultura e economia de Maceió
Homem de 68 anos é preso em flagrante por estuprar cachorro no DF
Confira os números da Lotofácil 3712 sorteados nesta terça (16/6)
Jovem em surto psicótico é contido pela polícia no município de Pariconha
Ministro da Saúde ressalta importância do programa Mais Médicos para a população de AL
Gastronomia alagoana está em luto pelo falecimento da chef Juliana Almeida em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
