Corregedoria restabelece desconto de 50% para taxas de cartórios referentes ao primeiro imóvel
Decisão foi publicada no Diário da Justiça desta quarta (22), assim como o provimento nº 13/2017, que já dispõe sobre a redução do valor cobrado
O corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Paulo Lima, determinou, nesta terça-feira (21), que os emolumentos incidentes sobre todos os atos de registro referentes à primeira aquisição de imóvel para fins residenciais, financiada pelo Sistema Financeiro da Habitação, serão reduzidos em 50%, conforme aplicação do artigo 290 da Lei de Registros Públicos.
A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta (22), assim como o provimento nº 13/2017, que já dispõe sobre a redução do valor cobrado. Na decisão, o corregedor reconheceu e declarou a nulidade absoluta do provimento CGJ/AL nº 4, de 17 de fevereiro de 2016, e, por consequência, revogou o provimento CGJ/AL nº 11, de 29 de abril de 2011, ambos editados pela Corregedoria-Geral da Justiça.
O pedido para que o desconto voltasse a ser concedido pelos cartórios de Alagoas foi formulado pelo deputado estadual Rodrigo Cunha. Ele alegou que, há cerca de um ano, Alagoas é o único estado da federação brasileira que não cumpre a lei federal nº 6.015/73, que trata do desconto na compra do primeiro imóvel.
Alegações de irregularidades em taxas
Na próxima terça-feira (28), o Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas julgará o processo administrativo referente às alegações de irregularidades no aumento de taxas cobradas pelos cartórios segundo a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (ADEMI).
O presidente do Poder Judiciário, desembargador Otávio Leão Praxedes, destacou a importância da celeridade na análise dos argumentos da associação a fim de garantir o pleno exercício do direito dos jurisdicionados.
Últimas notícias
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Saiba quem era o médico morto em frente a unidade de saúde em Arapiraca
Motoqueiro morre após colisão com carreta na entrada de Coruripe
Médico é executado a tiros em frente a unidade de saúde na zona rural de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
