TJ/AL planeja implantação de Selo Eletrônico de Autenticidade em cartórios
Iniciativa visa trazer segurança, agilidade e eficiência nos atos cartorários, controle no fluxo e distribuição dos selos, além do controle financeiro
Para discutir a implantação do Selo Eletrônico de Autenticidade nos cartórios de Alagoas, representantes do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris), Fundo Especial para o Registro Civil (FERC), da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/AL), da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati), entre outros juízes e servidores, reuniram-se com o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Otávio Praxedes, na manhã desta segunda-feira (13).
Na ocasião, foram discutidas as vantagens e algumas demandas com relação à implantação e viabilidade do Selo Digital em Alagoas, através de um Termo de Cooperação Técnica com a Justiça da Paraíba, utilizando o modelo por eles implantado em 2015. O presidente do TJ/AL afirmou que será dado todo o apoio necessário para a consolidação da proposta em Alagoas.
A iniciativa visa trazer segurança, agilidade e eficiência nos atos cartorários, controle no fluxo e distribuição dos selos, evitando extravios e reutilizações desses selos, além do controle financeiro. “O Selo Eletrônico traz mais autenticidade e segurança, permite saber a quem pertence, quem foi que assinou. Esses são requisitos fundamentais na própria prestação do serviço”, ressaltou o corregedor Geral da Justiça, desembargador Paulo Lima.
Cleógenes Rizzo, coordenador do Funjuris, disse que o Selo Digital é mais seguro, pois não permite que extravios e algumas irregularidades aconteçam. “Hoje nós temos o selo físico, um selo com um modelo ultrapassado no país e ele não traz segurança principalmente para as pessoas que precisam dos atos cartorários, ele deixa margem para algumas situações que não combinam com a legalidade dos atos”, explicou.
Em fevereiro, servidores da CGJ, Diati e Funjuris fizeram uma visita técnica para conhecer o sistema utilizado nos cartórios paraibanos. “Agora nós entramos nessa fase que é de requisitar o código-fonte da Paraíba para que os servidores da Diati possam desenvolver o Selo Eletrônico, conforme a realidade de Alagoas. A ideia é fazer um plano piloto a partir do qual será criado um cronograma com o prazo a ser estendido até atingir todo estado”, acrescentou Cleógenes.
Participaram da reunião o juiz presidente do Funjuris, Jamil Amil; o membro do conselho do Ferc Nelson Tenório; e o diretor da Diati, José Baptista.
Últimas notícias
Óleo na pista deixa trânsito lento e provoca acidentes na Avenida Pierre Chalita
Mulher é esfaqueada durante tentativa de assalto no Centro de Arapiraca
Polícia conclui investigação sobre morte de policiais dentro de viatura no Sertão de AL
Colisão entre caminhão e carro deixa homem ferido no município de Satuba
Líder do Governo, Marcelo Palmeira destaca São João Massayó como motor do turismo, cultura e economia de Maceió
Homem de 68 anos é preso em flagrante por estuprar cachorro no DF
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
