Renan Filho assina ordem de serviço para reforma do Hemoal nesta quinta (20)
Na solenidade, governador realiza ainda a entrega de duas viaturas aos hemocentros de Maceió e Arapiraca
O governador Renan Filho assina, nesta quinta-feira (20), às 9h, a ordem de serviço para a recuperação e reforma do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). A cerimônia, que vai ocorrer na sede do órgão, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro do Trapiche, em Maceió, irá contar com a presença do secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira.
Orçada em R$ 1.239.756,65, a obra será executada pela Inove Construções e deve ser concluída em dezembro de 2017, conforme prevê o contrato 91/2017, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição de terça-feira (18).
Toda a área administrativa do Hemoal vai contar com modernas instalações, segundo prevê o projeto elaborado pela Assessoria de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
De acordo com o secretário Christian Teixeira, a obra de recuperação do Hemoal representa o esforço do Governo do Estado para modernizar as instalações físicas de todas as unidades ligadas à Sesau.
“Além do Hospital da Mulher, cujas obras estão avançadas, e do Hospital Metropolitano, que deve ser iniciado nos próximos dias, iremos reformar o Hemoal, que presta relevantes serviços aos alagoanos”, salientou o secretário.
Durante a assinatura da ordem de serviço, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde irão entregar duas viaturas para a Hemorrede Pública de Alagoas, sendo um para o Hemoal e a outra para o Hemocentro Regional de Alagoas (Hemoar).
Os veículos, cujo investimento foi de R$ 259.800, serão utilizados no transporte de voluntários para se candidatarem à doação de sangue, facilitando o acesso e contribuindo para manter o estoque estabilizado.
O Hemoal
Responsável pela Política de Sangue e Hemocomponentes do Estado, o Hemoal foi inaugurado em 1981 e tem como objetivo garantir à população o fornecimento de sangue e hemocomponentes em qualidade e quantidade necessárias à demanda transfusional das unidades públicas de saúde. Também é atribuição do órgão prestar serviços assistenciais nas áreas de hematologia e hemoterapia, bem como assegurar programas de pesquisa e ensino.
Além da Unidade Trapiche, onde estão localizadas as áreas administrativas e de laboratórios, o Hemoal possui também a Unidade Farol, situada no Hospital do Açúcar, a Unidade de Coleta e Transfusão de Coruripe e o Hemoar, em Arapiraca.
Segundo o Centro de Processamento de Dados (CPD) da unidade, mensalmente são captadas entre 2.600 e 3 mil bolsas de sangue, que são distribuídas para as maternidades e hospitais públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo o Hospital Geral do Estado (HGE) responsável por consumir 80% do estoque diário.
Veja também
Últimas notícias
Secretária de Saúde de Maragogi representa o Cosems-AL em reunião sobre o programa “Agora Tem Especialistas”
Megavazamento do Gmail: como saber se seus dados foram vazados
Governo inaugura centro de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência
Zona de guerra: Criminosos usam drones para lançar bombas contra policiais no Rio de Janeiro
Youtuber condenado viralizou com pegadinhas de duplo sentido
Óleo diesel na pista provoca acidentes próximo ao Mercado do Artesanato de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
