Hemoal vai cadastrar doadores de medula óssea durante 3ª edição do Cepa Vivo
Sangue do voluntário será submetido a um exame laboratorial para obter código genético

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, durante a 3ª edição do Cepa Vivo, o cadastro de doadores de medula óssea. O evento, aberto ao público, ocorrerá no sábado (13) e contará com apresentações culturais.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), uma tenda do Hemoal irá coletar os dados dos voluntários. Para se cadastrar no Registro dos Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), os interessados devem ter mais de 18 anos, boas condições de saúde, além de portar CPF, carteira de identidade e informar o endereço residencial.
Após preencher um formulário, o voluntário doa cerca de cinco mililitros de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter um código genético.
Por meio de um mapeamento, haverá um cruzamento com os dados do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), para averiguar se o doador é compatível com algum dos pacientes.
A assistente do hemocentro, Régia Peixoto, explica que, durante a doação, o voluntário é submetido a uma punção na medula óssea, onde, segundo ela, é retirada uma quantidade de líquido esponjoso, que será transplantado para um portador de alguma doença hematológica, como a leucemia.
“Apenas um em cada 100 mil doadores é compatível com um paciente que necessita do transplante de medula óssea, por isso necessitamos aumentar o número de alagoanos cadastrados como doadores de medula óssea. Para isso, o Hemoal realiza cadastros itinerantes”, informou Régia Peixoto.
Cepa Vivo
Para comemorar o mês do folclore, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove a 3ª edição do Cepa Vivo, no CDR (Centro de Desporto e Recreação). O evento tem como objetivo integrar a comunidade local com os projetos e atividades dos alunos da rede pública estadual.
No local, apresentações culturais, como a dança da fita, maracatu, baião, guerreiro e pastoril, serão levadas ao público. Os estudantes serão coordenados pela 13ª Gerência Regional de Educação (Gere).
O evento também contará com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que ministrará uma oficina de confecção de chapéus de guerreiros, com a mestre artesã e Patrimônio Vivo Vânia Oliveira, e com a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal).
Últimas notícias

Morre Anita Studer, responsável pela maior reflorestação do Brasil em Alagoas, na Reserva de Pedra Talhada

Jovem de 23 anos é baleado na cabeça em tentativa de homicídio na Chã da Jaqueira

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
