Hemoal vai cadastrar doadores de medula óssea durante 3ª edição do Cepa Vivo
Sangue do voluntário será submetido a um exame laboratorial para obter código genético
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, durante a 3ª edição do Cepa Vivo, o cadastro de doadores de medula óssea. O evento, aberto ao público, ocorrerá no sábado (13) e contará com apresentações culturais.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), uma tenda do Hemoal irá coletar os dados dos voluntários. Para se cadastrar no Registro dos Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), os interessados devem ter mais de 18 anos, boas condições de saúde, além de portar CPF, carteira de identidade e informar o endereço residencial.
Após preencher um formulário, o voluntário doa cerca de cinco mililitros de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter um código genético.
Por meio de um mapeamento, haverá um cruzamento com os dados do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), para averiguar se o doador é compatível com algum dos pacientes.
A assistente do hemocentro, Régia Peixoto, explica que, durante a doação, o voluntário é submetido a uma punção na medula óssea, onde, segundo ela, é retirada uma quantidade de líquido esponjoso, que será transplantado para um portador de alguma doença hematológica, como a leucemia.
“Apenas um em cada 100 mil doadores é compatível com um paciente que necessita do transplante de medula óssea, por isso necessitamos aumentar o número de alagoanos cadastrados como doadores de medula óssea. Para isso, o Hemoal realiza cadastros itinerantes”, informou Régia Peixoto.
Cepa Vivo
Para comemorar o mês do folclore, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove a 3ª edição do Cepa Vivo, no CDR (Centro de Desporto e Recreação). O evento tem como objetivo integrar a comunidade local com os projetos e atividades dos alunos da rede pública estadual.
No local, apresentações culturais, como a dança da fita, maracatu, baião, guerreiro e pastoril, serão levadas ao público. Os estudantes serão coordenados pela 13ª Gerência Regional de Educação (Gere).
O evento também contará com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que ministrará uma oficina de confecção de chapéus de guerreiros, com a mestre artesã e Patrimônio Vivo Vânia Oliveira, e com a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal).
Últimas notícias
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Rodrigo Teaser relata veto a música de Michael Jackson durante gravação no SBT
Rafael Brito conquista avanço histórico: Senado aprova projeto que fortalece a formação de futuros professores
Trump diz que carne importada dos EUA virá sobretudo de Brasil e Argentina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
