IMA/AL divulga norma técnica referente à balneabilidade das praias
O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) divulgou nota, nessa segunda-feira (22), informando que a população deve ficar atenta às condições do mar e evitar o banho nos próximos dias.
O comunicado trata das fortes chuvas que foram registradas nas últimas 24h em Alagoas. Segundo informações do Laboratório, as chuvas podem ter relação com riscos à saúde dos banhistas, uma vez que durante esse período a probabilidade de contaminação pelas águas que lavam as ruas é maior.
Segue abaixo a nota na íntegra:
NOTA TÉCNICA
Considerando-se diversas variáveis intervenientes na balneabilidade das praias durante as fortes chuvas registradas nas 24 horas e sua relação com a possibilidade de riscos à saúde dos frequentadores, recomendamos que seja evitado banho em praias influenciadas pela presença de cursos d’água, principalmente em áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos supostamente contaminados por esgotos, visto que, durante este período é maior a probabilidade de contaminação por matéria de origem fecal, em que há risco de se contrair doenças infecciosas.
Sabe-se ainda que nesse período há indicativo de contaminação por microorganismos nocivos que são levados pelas enxurradas para as praias que podem causar danos à saúde. Com as fortes chuvas a água das ruas escorre de muitos locais para o mar, o que torna os pontos impróprios para banho.
Últimas notícias
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
