Maceió

Bombeira alagoana garante o 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana

Por Agência Alagoas 22/05/2017 15h03
Bombeira alagoana garante o 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana
Joyce Oliveira compete desde 2016, na categoria V2R, canoa dupla, com Suely Bezerra - Foto: Arquivo Pessoal

A segunda etapa do campeonato brasileiro de canoa havaiana – Va’a – levou às águas da Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, a soldado Joyce Oliveira, guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e atleta de canoagem desde 2014. Joyce compete desde 2016, na categoria V2R, canoa dupla, com Suely Bezerra e, desde então, vem crescendo e se destacando no esporte.

Neste ano, o campeonato foi dividido em provas individuais e duplas, no primeiro semestre, e provas de canoa V6, com seis integrantes, que acontecerão no segundo semestre. A primeira etapa do campeonato das provas individuais e duplas ocorreu no dia 23 de abril, na represa de Guarapiranga, em São Paulo, e a dupla Joyce e Suely ficou com o segundo lugar dentre as oito duplas participantes.

Já a segunda etapa ocorreu no último sábado (20), e a dupla conseguiu a segunda colocação, fechando o campeonato brasileiro de canoa havaiana – Va’a – no segundo ponto mais alto do pódio.

Geralmente, os campeonatos ocorrem em outros estados e, raramente, os competidores levam torcida. Mas, a dupla alagoana contou com a torcida do sub tenente Tavares, que também competiu, e dos sargento Henrique Von e soldado Perciano, que fizeram uma grande diferença durante a prova.

Para Joyce, foi uma emoção sem precedentes chegar em segundo lugar e contar com o incentivo de seus amigos. “Como as competições são longe, nunca temos torcida e apoio. Mas neste ano foi diferente. Por serem bombeiros, Von e Perciano conseguiram ir no barco da largada. Foi surreal vê-los no mar gritando. E ver nos olhos deles o orgulho da gente. Não tenho como explicar”, falou a atleta, cheia de alegria e emoção.

Este ano a dupla ainda participará da segunda e terceira etapas do Aloha Spirit, que ocorrerão em junho e setembro, respectivamente. Na primeira etapa, ocorrida em março, Joyce e Suely também conseguiram a segunda colocação.

Joyce aproveitou para agradecer  o apoio que o CBMAL vem dando para que ela possa participar dessas competições fora do Estado. “As competições estão acontecendo perto uma da outra. E não temos patrocinadores, então foi muito importante este apoio da corporação. Temos gastos com aluguel da embarcação, hospedagem, passagem e alimentação. Então, chega uma hora que sem o apoio financeiro não tem como seguir. Ano passado deixei de participar na última etapa do Alohaspirit justamente por falta de dinheiro para custear tudo”, agradeceu a soldado.

Em 2016 a dupla Joyce e Suley também fechou o campeonato em segundo lugar com uma diferença de nove minutos para a dupla campeã. Este ano a diferença foi de menos de um minuto. “Estamos chegando lá”, finalizou.