Câmara Municipal realizará concurso para os cargos de controlador-geral e auditor

Após recomendação da 15ª Promotoria de Justiça da Capital, a Câmara Municipal de Maceió informou ao Ministério Público Estadual que realizará concurso público para provimento dos cargos efetivos de controlador-geral e de auditor de Contas e Orçamento ou equivalentes. Eles serão criados mediante edição de lei, tal como os demais cargos necessários para o funcionamento da Casa nos termos da Instrução Normativa nº 003/2016 do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.
Segundo o dispositivo, para a execução dos serviços jurídicos e contábeis de natureza ordinária, o Município deverá criar, compor e organizar, a partir de lei municipal, unidades em sua estrutura administrativa organizacional, a exemplo da Procuradoria do Município e Departamento de Contabilidade.
Nesse sentido, a instrução normativa também orienta a Câmara Municipal a publicar, até o dia 31 de julho deste ano, os editais de concursos públicos para provimento dos cargos de procurador do Município e contador.
A partir de janeiro de 2018, a Corte de Contas adotará como critério de fiscalização a exigência de que os serviços contábeis e jurídicos do Município, de caráter permanente e contínua, deverão ser executados por servidores efetivos constante do Quadro Permanente de Pessoal. Eles devem estar habilitados e em situação de regularidade perante o Conselho Regional de Contabilidade e a Ordem dos Advogados do Brasil, respectivamente.
“A recomendação visa dar cumprimento aos princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência da Constituição Federal e à regulamentação emanada da Instrução Normativa nº 003/2016 do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas”, disse a promotora de Justiça Fernanda Moreira, titular da 15ª Promotoria de Justiça da Capital, que trata de assuntos relacionados à Fazenda Pública Municipal.
A atuação do Ministério Público do Estado de Alagoas foi motivada por denúncia do Fórum Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral.
Veja também
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
