Tarifa de água e esgoto vai ser reajustada a partir de 1º de julho
A tarifa dos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto prestados pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai ser reajustada a partir de 1º de julho, para o ciclo 2017/2018, conforme autorização da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (1º).
Inicialmente, a companhia solicitou à Arsal um reajuste de 14,34%, mas, após análise da Gerência de Tarifas da Agência, o percentual foi reduzido para 10,54%. Deste valor, a Agência aplicou ainda um redutor de tarifa, em razão de uma cobrança aos usuários feita pela Casal em junho do ano passado e questionada pela Arsal, ficando o reajuste concedido em 9,76%.
Com base na planilha de custos dos serviços apresentados pela Casal, o cálculo realizado pela Arsal levou em conta pontos como o aumento da energia elétrica e, principalmente, o aumento no custo dos insumos, a exemplo de vários produtos químicos destinados ao tratamento da água. Taxados em dólar, os preços dos insumos sofreram alta entre 18,41% e 55,31%.
Também foram analisados o reajuste salarial e a proposta de investimentos da Casal, na ordem de R$ 103 milhões, para expansão e modernização dos serviços prestados em todo o Estado no biênio.
NORDESTE
Em outros estados do Nordeste, os reajustes concedidos este ano foram similares ao de Alagoas, a exemplo do Ceará e Paraíba, onde as tarifas de água e esgoto foram reajustadas em 12,9% e 12,39%, respectivamente. No Rio Grande do Norte, o reajuste foi de 9,46%, e na Bahia, 8,8%.
Últimas notícias
Globo cancela debate presidencial após desistências de Lula e Flávio
Após três anos na FMAC, Myriel Neto celebra festival que fez Maceió receber o Brasil e o mundo
INSS pagará benefício a mulheres afastadas por violência doméstica
Prefeito Rodrigo Cunha entrega área de convivência revitalizada no Virgem dos Pobres 1
Datafolha: Lula marca 42% no 1° turno; Flávio Bolsonaro tem 38%
Gabi Gonçalves apresenta balanço do mandato na reta final das eleições
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
