Parlamentares cobram soluções à Casal para o abastecimento de água em Arapiraca
Deputados estaduais e vereadores de Arapiraca realizaram um audiência na Câmara de Arapiraca nesta segunda-feira (22) para debater a deficiência do abastecimento de água na capital do Agreste. De acordo com o deputado Rodrigo Cunha (PSDB), idealizador da ação, o objetivo é colher informações junto a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para decidir quais medidas aplicar em busca de soluções.
Em audiência, foi discutido quais investimentos já foram realizados este ano para a melhoria do abastecimento e quais estão para se aplicar até o final de 2017. "A ação foi iniciada hoje com a audiência, mas não se encerra por aqui. As pessoas precisam ter um resultado positivo com os investimentos, porque na prática o que ocorre é que a população acorda de madrugada para conseguir água, carrega balde na cabeça e toma banho de cuia. É necessário que cada parlamentar fiscalize para que esta audiência se reverta em prestação de serviço à população que é quem paga a conta no final do mês", reivindicou o deputado.
Além de Rodrigo Cunha, estiveram na audiência os deputados estaduais Ricardo Nezinho, Tarciso Freire e Severino Pessoa, vereadores de Arapiraca e o vice-presidente da Casal, Francisco Beltrão. Este último apontou as fraudes como um dos problemas que precisam ser solucionados. A exemplo, ele citou os desvios de água nas zonas rurais para vendas em carros-pipa.
"Todos da Casal se sentem responsáveis e vão conceder uma melhoria sem dúvida desse processo. A gente vê aqui que, a cada dois litros de água que a gente coloca na rede, um é faturado e o outro é desviado. Não pode a cidade de Arapiraca está sem água e na zona rural, o cidadão está desviando água para vender em carros-pipa, abastecer seu açude, irrigar sua plantação", afirma o vice-presidente.
De acordo com Beltrão, algumas medidas devem ser tomadas para a solução destes problemas. Dentre elas está o combate a perda de água com o transporte de flutuantes para locais mais profundos, porque, segundo ele, gera mais vazão nas adutoras e um acordo com a Eletrobras para solucionar as constantes faltas de energia. Além disso, o vice-presidente pede que a população denuncie casos de desvios irregulares de água e informe sobre vazamentos.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
