Parlamentares cobram soluções à Casal para o abastecimento de água em Arapiraca
Deputados estaduais e vereadores de Arapiraca realizaram um audiência na Câmara de Arapiraca nesta segunda-feira (22) para debater a deficiência do abastecimento de água na capital do Agreste. De acordo com o deputado Rodrigo Cunha (PSDB), idealizador da ação, o objetivo é colher informações junto a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para decidir quais medidas aplicar em busca de soluções.
Em audiência, foi discutido quais investimentos já foram realizados este ano para a melhoria do abastecimento e quais estão para se aplicar até o final de 2017. "A ação foi iniciada hoje com a audiência, mas não se encerra por aqui. As pessoas precisam ter um resultado positivo com os investimentos, porque na prática o que ocorre é que a população acorda de madrugada para conseguir água, carrega balde na cabeça e toma banho de cuia. É necessário que cada parlamentar fiscalize para que esta audiência se reverta em prestação de serviço à população que é quem paga a conta no final do mês", reivindicou o deputado.
Além de Rodrigo Cunha, estiveram na audiência os deputados estaduais Ricardo Nezinho, Tarciso Freire e Severino Pessoa, vereadores de Arapiraca e o vice-presidente da Casal, Francisco Beltrão. Este último apontou as fraudes como um dos problemas que precisam ser solucionados. A exemplo, ele citou os desvios de água nas zonas rurais para vendas em carros-pipa.
"Todos da Casal se sentem responsáveis e vão conceder uma melhoria sem dúvida desse processo. A gente vê aqui que, a cada dois litros de água que a gente coloca na rede, um é faturado e o outro é desviado. Não pode a cidade de Arapiraca está sem água e na zona rural, o cidadão está desviando água para vender em carros-pipa, abastecer seu açude, irrigar sua plantação", afirma o vice-presidente.
De acordo com Beltrão, algumas medidas devem ser tomadas para a solução destes problemas. Dentre elas está o combate a perda de água com o transporte de flutuantes para locais mais profundos, porque, segundo ele, gera mais vazão nas adutoras e um acordo com a Eletrobras para solucionar as constantes faltas de energia. Além disso, o vice-presidente pede que a população denuncie casos de desvios irregulares de água e informe sobre vazamentos.
Veja também
Últimas notícias
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Pré-campanha de Arthur Lira lidera adesões e ganha força rumo ao Senado
Família de mulher encontrada morta em União denuncia atraso em sepultamento
Palmeira dos Índios realiza mutirão de triagem para cirurgia de catarata
Pesquisa do Procon encontra presentes para o Dia dos Pais de até R$ 11 mil
Polícia vai pedir afastamento da torcida organizada do CSA dos estádios
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
