Parlamentares cobram soluções à Casal para o abastecimento de água em Arapiraca
Deputados estaduais e vereadores de Arapiraca realizaram um audiência na Câmara de Arapiraca nesta segunda-feira (22) para debater a deficiência do abastecimento de água na capital do Agreste. De acordo com o deputado Rodrigo Cunha (PSDB), idealizador da ação, o objetivo é colher informações junto a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para decidir quais medidas aplicar em busca de soluções.
Em audiência, foi discutido quais investimentos já foram realizados este ano para a melhoria do abastecimento e quais estão para se aplicar até o final de 2017. "A ação foi iniciada hoje com a audiência, mas não se encerra por aqui. As pessoas precisam ter um resultado positivo com os investimentos, porque na prática o que ocorre é que a população acorda de madrugada para conseguir água, carrega balde na cabeça e toma banho de cuia. É necessário que cada parlamentar fiscalize para que esta audiência se reverta em prestação de serviço à população que é quem paga a conta no final do mês", reivindicou o deputado.
Além de Rodrigo Cunha, estiveram na audiência os deputados estaduais Ricardo Nezinho, Tarciso Freire e Severino Pessoa, vereadores de Arapiraca e o vice-presidente da Casal, Francisco Beltrão. Este último apontou as fraudes como um dos problemas que precisam ser solucionados. A exemplo, ele citou os desvios de água nas zonas rurais para vendas em carros-pipa.
"Todos da Casal se sentem responsáveis e vão conceder uma melhoria sem dúvida desse processo. A gente vê aqui que, a cada dois litros de água que a gente coloca na rede, um é faturado e o outro é desviado. Não pode a cidade de Arapiraca está sem água e na zona rural, o cidadão está desviando água para vender em carros-pipa, abastecer seu açude, irrigar sua plantação", afirma o vice-presidente.
De acordo com Beltrão, algumas medidas devem ser tomadas para a solução destes problemas. Dentre elas está o combate a perda de água com o transporte de flutuantes para locais mais profundos, porque, segundo ele, gera mais vazão nas adutoras e um acordo com a Eletrobras para solucionar as constantes faltas de energia. Além disso, o vice-presidente pede que a população denuncie casos de desvios irregulares de água e informe sobre vazamentos.
Veja também
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
