Sindicombustíveis presta esclarecimentos à Câmara sobre preço dos combustíveis em AL
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga denúncia de suposto cartel no preço do combustível vendido em Maceió se reuniu, nesta quinta-feira (22), com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis-AL), James Thorp Neto, para discutir tirar dúvidas sobre os preços dos cumbustíveis da capital alagoana, considerado um dos mais caros do Nordeste.
Estiveram presentes na reunião o departamento jurídico do Sindicombustíveis e diversos donos de postos de combustíveis da capital. Além deles, ainda estiveram presentes o auditor fiscal da Sefaz, Dilson Buenos Aires; o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/AL, advogado Tiago Vanderlei; e Roberto Melo, agente de fiscalização do Procon.
Na reunião, o relator da CEI, vereador Silvânio Barbosa (PMDB), e o presidente da Comissão, José Márcio Filho, fizeram perguntas ao presidente do Sindcombustíveis. Além deles, vereadores como Silvânia Barbosa (PRB), Lobão (PP), Eduardo Canuto (PSDB), Chico Filho (PP), Dudu Ronalsa (PSDB) e Samyr Malta (PSDC) acompanharam a reunião e puderam tirar suas dúvidas a respeito dos preços dos combustíveis na capital alagoana.
Entre as mais de 30 perguntas feitas a James Thorp Neto, a principal foi a que questiona o motivo pelo qual a gasolina na capital alagoana é das mais caras do Nordeste, em comparação com outras capitais como Recife e, ainda, cidades do próprio estado como Arapiraca. Thorp Neto, entre outras razões, apontou o grande número de postos de combustíveis em Maceió (são 140 segundo dados da própria entidade), além da baixa venda e da livre concorrência entre os empresários.
“Se os postos de combustíveis conseguir vender mais do que vende hoje em dia, é fato que o preço vai baixar porque os empresários vão poder pagar suas contas com mais tranquilidade. Além disso, Maceió tem muito posto de combustível, a maioria perto um do outro, e isso dificulta para todos nós”, declarou o presidente do Sindicombustíveis.
James Thorp Neto também disse que o sindicato não tem interferência alguma sobre o preço que os donos de postos praticam em Maceió. Ele também não considerou a diferença de menos de R$ 0,05 do preço nos postos da capital um cartel por parte dos empresários.
“Nem sempre, alinhar preço é sinônimo de cartel. Há uma cartilha do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que trata sobre o assunto. Também quero deixar claro que não posso falar muito a respeito dos preços cobrados nos postos porque o Sindicombustíveis não faz qualquer interferência nesse assunto. Existimos para defender os pleitos da categoria”, explicou.
Para o relator Silvânio Barbosa, as respostas dadas pelos representantes do setor de combustíveis em Alagoas serviram para esclarecer muitas dúvidas do que é a realidade do setor no estado e, principalmente, em Maceió.
“A CEI foi criada a partir de denúncias que esta Casa recebeu sobre possível cartel no preço dos combustíveis em Maceió. Por outro lado, sempre dissemos que nossa intenção não é julgar ou culpar quem quer que seja antecipadamente. Sabemos que o setor gera muitos empregos e não é objetivo da Comissão causar prejuízo. Porém, existe uma insatisfação com a comparação de valores entre Maceió, o próprio Litoral Norte, que cobra gasolina mais barata, Arapiraca e outras capitais como Recife. Porém, a vinda do Sindicombustíveis à Câmara foi muito valiosa porque podemos ouvir a realidade dos empresários”, afirmou Silvânio Barbosa.
Por conta do recesso da Casa que aconteceu em julho, os trabalhos da CEI só serão retomados em agosto, quando a Comissão deve convidar os representantes das distribuidoras em Maceió para, também, prestar esclarecimentos sobre o caso.
Veja também
Últimas notícias
Pequenos negócios podem renegociar dívidas com a União até esta sexta
Prazo de Habilitação do Prêmio Carnaval 2026 termina nesta sexta (30)
Receita Federal paga lote da malha fina de janeiro
Areninha da Prefeitura de Maceió recebe decisões da final da Copa Solidária nesta sexta-feira (30)
Caixa conclui pagamento da parcela de janeiro do Bolsa Família
Presidente Lula passa por cirurgia de catarata no olho esquerdo hoje em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
