Com 200 milímetros a mais, volume de chuvas deixa Maceió em alerta
Em Maceió, o volume de chuvas já é de 500 milímetros, 200 a mais do que era esperado para o mês de junho. Com o volume muito acima da média, o prefeito Rui Palmeira convocou uma força-tarefa das secretarias que devem estar de prontidão durante o final de semana. “Estamos em alerta com todos os órgãos para atender o mais rápido possível o chamado da população”, informou.
Nesta sexta-feira (30), o prefeito esteve na sede da Defesa Civil Municipal para monitorar o volume de chuvas na capital. Na oportunidade, reuniu-se com os secretários para montar estratégias para possíveis ações, caso a intensidade das chuvas aumente.
Na oportunidade, o gestor também ressaltou que os recursos prometidos pela União ainda não chegaram. “Estávamos aguardando a verba do governo federal que não veio. Vamos ter que atuar com recursos próprios porque a cidade não pode mais esperar. O caso da cratera no Murilópolis, por exemplo, corre o risco de abrir mais e engolir a via inteira”, enfatizou Rui, acrescentando que as ações de recuperação vão começar o mais rapidamente possível.
Famílias
O trabalho de retirada das famílias que ainda estão em áreas que apresentam risco também continua e é uma das prioridades da gestão municipal. “Mais um mês com chuvas acima da média. Isso nos deixa temerosos com relação às áreas de risco. Temos trabalhado intensamente para que essas pessoas possam ir a um lugar seguro. Há uma certa resistência, muitas vezes porque é o único bem que possuem. Pedimos que procurem a Prefeitura para serem inseridos no aluguel social e se cadastrem para receber uma casa. No segundo semestre nós vamos entregar mais de 4.000 residências e ainda tem espaço para encaixar algumas famílias”, disse o gestor.
Previsão
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos, informou que a previsão é de chuva forte até a meia-noite de sábado para domingo e que as equipes estão em alerta, monitorando toda a capital, principalmente as áreas de risco. “De acordo com a demanda que chega por meio do call center, pelo número 0800 030 6205 ou 3315-1437, temos encaminhado as equipes para avaliar a situação e orientar a população nas mais diversas áreas da capital. É um alerta geral para toda a cidade de Maceió. Tenham muita atenção, a população que mora em áreas de risco, não fique em casa, procure ir para casa de familiares ou amigos e ligue para a Defesa Civil para que possamos averiguar esses locais”, salientou.