Saúde

Após chuvas, Alagoas registra 10 mortes por leptospirose e investiga 66 casos da doença

De 30 de maio a 27 de junho o número de casos notificados aumentou; Estado encontra-se em zona de alerta

Por 7 Segundos Maceió 28/06/2017 12h12
Após chuvas, Alagoas registra 10 mortes por leptospirose e investiga 66 casos da doença
Percorrer locais alagados sem proteção podem desencadear leptospirose - Foto: Carla Cleto

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou, nessa terça-feira (27), uma nota informativa que apresenta o registro de casos suspeitos de leptospirose, após as fortes chuvas que caíram em Alagoas. 

Segundo o documento, considerando o período de 30 de maio a 27 de junho foram identificados 76 casos suspeitos de leptospirose em sete municípios alagoanos. Desses casos 10 evoluíram para óbito. Os municípios que registraram mortes foram: Atalaia (1), Maceió (7), Pilar (1) e União dos Palmares (1). 

Dentre os 66 casos notificado, exceto o número de óbitos, a Sesau confirmou até o momento, 10 casos confirmados e 56 em processo de investigação, com registro de 27 notificações em Atalaia e em Maceió, com oito confirmações.

Com relação ao sexo e à faixa de idade, dentre os 66 casos notificados mantém-se a predominância de pacientes do sexo masculino (44) e na faixa etária entre 10 e 19 anos.

Até ontem (27), cinco pacientes encontram-se hospitalizados no Hospital Vida (3), Hospital Memorial Arthur Ramos - HMAR (1) e Hospital Escola Hélvio Auto - HEHA (1). 

Alerta

Diante do surto de leptospirose, a Sesau alerta a população que teve contato com as águas das chuvas e apresentar dores musculares, dores de cabeça e febre súbita procurem as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), os Ambulatórios 24 Horas em Maceió, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios e o Hospital de Campanha do Exército.

Nos casos mais graves da leptospirose, o paciente deve ser encaminhado para o Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), unidade de referência para os atendimentos da doença.