Geddel Vieira Lima é preso pela Polícia Federal
Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Secretaria de Governo de Michel Temer, foi preso preventivamente (sem prazo definido para libertação) nesta segunda-feira (3), em Salvador (BA), pela Polícia Federal.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o ex-ministro é suspeito de tentar obstruir a investigação que apura irregularidades na liberação de recursos da Caixa Econômica Federal.
A prisão foi baseada nos depoimentos do doleiro Lúcio Funaro, de Joesley Batista, um dos donos do frigorífico JBS, e do diretor jurídico do grupo J&F, Francisco de Assis e Silva, no âmbito da Operação Cui Bono, deflagrada em janeiro deste ano.
O objetivo de Geddel, segundo o MPF, seria evitar que Funaro e Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, firmassem um acordo de delação premiada com o MPF. Isso seria feito por meio do pagamento de “vantagens indevidas”.
Com a prisão do ex-ministro, passam a ser cinco os presos preventivos no âmbito das investigações da Cui Bono. Já foram detidos os ex-presidentes da Câmara, Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, o doleiro Lúcio Funaro e André Luiz de Souza, todos apontados como integrantes da organização criminosa que agiu dentro da Caixa.
Veja o que diz o MPF, em nota:
“Na petição apresentada à Justiça, foram citadas mensagens enviadas recentemente (entre os meses de maio e junho) por Geddel à esposa de Lúcio Funaro. Para provar, tanto a existência desses contatos quanto a afirmação de que a iniciativa partiu do político, Funaro entregou à polícia cópias de diversas telas do aplicativo. Nas mensagens, o ex-ministro, identificado pelo codinome “carainho”, sonda a mulher do doleiro sobre a disposição dele em se tornar um colaborador do MPF. Para os investigadores, os novos elementos deixam claro que Geddel continua agindo para obstruir a apuração dos crimes e ainda reforçam o perfil de alguém que reitera na prática criminosa. Por isso, eles pediram a prisão “ como medida cautelar de proteção da ordem pública e da ordem econômica contra novos crimes em série que possam ser executados pelo investigado”.
Veja também
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
