Região Metropolitana de Maceió

Prefeitura informa que água da Barra Nova está própria para consumo

Apesar do aspecto barrento, o SAAE destaca que está sendo realizadas análises a cada meia hora para monitorar a qualidade da água

Por Assessoria 07/07/2017 13h01
Prefeitura informa que água da Barra Nova está própria para consumo
Água distribuída para o povoado da Barra Nova está própria para o consumo humano - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Deodoro (SAAE), informa que, apesar de ainda estar turva, a água distribuída para o povoado da Barra Nova, já está própria para o consumo humano.

Com as fortes chuvas ocorridas na última semana, duas fontes de capitação, as nascentes da Volta D’água e do Broma, devido o desmatamento na mata que protege as nascentes receberam uma grande quantidade de barro que seguiu diretamente para os reservatórios e deixou a água imprópria para o consumo. Por conta disso, na última quinta-feira (29), o abastecimento foi suspenso na região.

As equipes do SAAE iniciaram o tratamento da água com a aplicação de uma quantidade maior de cloro, limpeza nos reservatórios, escoamento da água suja. Em seguida, foram iniciadas as análises de cloro, bacteriológicas e físico-químicas da água.

Após uma série de testes, foi constatado que na água não havia mais barro e estava apenas turva e, no domingo (02), o abastecimento foi restabelecido.

Segundo o diretor, Neilson Costa, mesmo ainda com o aspecto barrento, a água já pode ser consumida e as análises continuam.

“Nós estamos monitorando a qualidade da água todos os dias. Nossos operadores que atuam na fonte do broma e da volta d’água realizam coletas a cada meia hora para realizarmos as análises para monitorar a qualidade da água. Caso as barreiras voltem a deslizar, suspenderemos o abastecimento novamente para a realização de todo o processo e limpeza necessária”, explicou o superintendente.

Para amenizar este problema durante o inverno, o SAAE está estudando a viabilidade de montar pequenas estações de tratamento nos reservatórios das duas nascentes.