Moradores de conjunto popular se mobilizam para não pagar conta de água
Serviço deficiente gera protesto em Arapiraca
Moradores do Residencial Agreste, em Arapiraca, estão se mobilizando para impedir a leitura dos hidrômetros das 999 unidades do conjunto situado na comunidade Fazenda Velha, próximo do Campus da Ufal. A intenção foi revelada à reportagem do 7 Segundos durante protesto realizado nesta quinta-feira (29).
Revoltados com a recorrente falta de água, mutuários do residencial erguido por meio do projeto “Minha Casa, Minha Vida” realizaram uma manifestação em frente à estação da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) localizada à margem da rodovia AL-115, onde a Polícia Militar estava para manter o controle da manifestação.
“Eu mesmo não sei o dia que tomei banho, nós estamos necessitando de água, mas a Casal não quer liberar de jeito nenhum, tem gente doente no Residencial Agreste, adulto e criança”, reclamou Antônio Borges dos Santos durante a manifestação realizada sob chuva.
Segundo moradores, a falta de água acontece há mais de 15 dias e a última vez que chegou água nas torneiras das casas do conjunto de habitação popular foi na segunda-feira (26), ainda assim por um período de cerca de meia hora.
“Não deu nem pra encher as vasilhas, a água está chegando só duas vezes por mês, mas a conta chega e nós temos o direito de reclamar”, afirmou a Dona Taísa.
Desesperados, os moradores pretendem intensificar os protestos, com bloqueio da rodovia e do acesso à estação da Casal, conforme depoimentos colhidos durante a reportagem. Eles disseram ainda que irão impedir a leitura dos hidrômetros para que não haja a cobrança do talão.
Questionada pelo 7 Segundos, a Casal informou que a redução da vazão no rio São Francisco tem prejudicado a captação de água. Além disso, houve um vazamento na rede da adutora que abastece Arapiraca e região, problema ocorrido em trecho de propriedade particular cujo dono (não informado) impediu o acesso imediato ao local para os devidos reparos.
Em meio a tudo isso, houve ainda uma parada programada para revisão completa no sistema e a quebra de um dos motores da adutora, segundo a Casal. A assessoria da companhia assegurou a retomada do serviço, pedindo paciência à população por conta do tempo necessário para a normalização do abastecimento que foi prejudicado não só no Residencial Agreste, mas em todas as partes de Arapiraca.
Veja também
Últimas notícias
PM flagra tráfico de drogas e apreende veículos adulterados no Sertão de Alagoas
PM prende suspeito de furto e apreende arma e drogas em Santana do Ipanema e Penedo
Monja Coen volta a Maceió após 6 anos para falar sobre ética, atenção e compaixão
Operação no Rio de Janeiro deixa 18 suspeitos mortos e 56 presos
Especial Dia das Crianças lota Praça de Eventos e emociona famílias em Porto Real do Colégio
Homem preso por estuprar afilhada no Sertão de AL foi exonerado do Corpo de Bombeiros
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
