Moradores de conjunto popular se mobilizam para não pagar conta de água
Serviço deficiente gera protesto em Arapiraca
Moradores do Residencial Agreste, em Arapiraca, estão se mobilizando para impedir a leitura dos hidrômetros das 999 unidades do conjunto situado na comunidade Fazenda Velha, próximo do Campus da Ufal. A intenção foi revelada à reportagem do 7 Segundos durante protesto realizado nesta quinta-feira (29).
Revoltados com a recorrente falta de água, mutuários do residencial erguido por meio do projeto “Minha Casa, Minha Vida” realizaram uma manifestação em frente à estação da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) localizada à margem da rodovia AL-115, onde a Polícia Militar estava para manter o controle da manifestação.
“Eu mesmo não sei o dia que tomei banho, nós estamos necessitando de água, mas a Casal não quer liberar de jeito nenhum, tem gente doente no Residencial Agreste, adulto e criança”, reclamou Antônio Borges dos Santos durante a manifestação realizada sob chuva.
Segundo moradores, a falta de água acontece há mais de 15 dias e a última vez que chegou água nas torneiras das casas do conjunto de habitação popular foi na segunda-feira (26), ainda assim por um período de cerca de meia hora.
“Não deu nem pra encher as vasilhas, a água está chegando só duas vezes por mês, mas a conta chega e nós temos o direito de reclamar”, afirmou a Dona Taísa.
Desesperados, os moradores pretendem intensificar os protestos, com bloqueio da rodovia e do acesso à estação da Casal, conforme depoimentos colhidos durante a reportagem. Eles disseram ainda que irão impedir a leitura dos hidrômetros para que não haja a cobrança do talão.
Questionada pelo 7 Segundos, a Casal informou que a redução da vazão no rio São Francisco tem prejudicado a captação de água. Além disso, houve um vazamento na rede da adutora que abastece Arapiraca e região, problema ocorrido em trecho de propriedade particular cujo dono (não informado) impediu o acesso imediato ao local para os devidos reparos.
Em meio a tudo isso, houve ainda uma parada programada para revisão completa no sistema e a quebra de um dos motores da adutora, segundo a Casal. A assessoria da companhia assegurou a retomada do serviço, pedindo paciência à população por conta do tempo necessário para a normalização do abastecimento que foi prejudicado não só no Residencial Agreste, mas em todas as partes de Arapiraca.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
