Maceió recebe recursos federais para melhorias na Saúde
O prefeito Rui Palmeira se reuniu, na manhã desta quarta-feira (26), com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, prefeitos e gestores da Saúde em Alagoas para discutir aspectos das políticas do setor para Maceió e para o Estado. No encontro, realizado no Hotel Best Western Premier Maceió, na Pajuçara, foram anunciados recursos para a atenção básica e para a saúde bucal.
No encontro com os prefeitos, o ministro destacou o trabalho da gestão municipal da Saúde e afirmou que o governo federal busca manter a oferta dos serviços que já existem a um custo menor para a União, ampliando o repasses de investimentos para os municípios. Ele ressaltou os R$ 4,5 milhões já investidos no setor de radioterapia da Santa Casa de Maceió e os R$ 6 milhões destinados ao custeio dos serviços do prestados pelo Hospital do Açúcar aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Rui Palmeira enfatizou que a presença do ministro em Maceió é fundamental para a discussão sobre os serviços de Saúde nos municípios e agradeceu a liberação de recursos viabilizados por meio de emendas parlamentares.
“A vinda do ministro é a confirmação do envio de recursos para diversos municípios, incluindo Maceió. O momento é de agradecer aos parlamentares envolvidos nos projetos que destinaram R$ 10 milhões para a cidade. Em um momento delicado de crise no país, em Alagoas e em Maceió, ganhamos um fôlego. Além de um aporte importante para os hospitais, do Açúcar e Santa Casa de Maceió, que com esse novo investimento, poderão ofertar um serviço melhor para a população”, afirmou, fazendo referência aos autores das emendas, senador Benedito de Lira e deputado Arthur Lira. “Poderemos realizar ações que infelizmente não tínhamos condições de fazer e agora será possível, graças às emendas implementadas pelo senador Benedito e pelo deputado Artur, que trabalharam para o envio dos recursos”, comemorou.
O ministro Ricardo Barros também fez referência às emendas parlamentares que preveem a destinação de recursos para a Saúde. “Estou aqui para anunciar esses recursos tão esperados, que advêm das emendas de parlamentares alagoanos. São recursos significativos que irão desenvolver os serviços hospitalares da Santa Casa e Hospital do Açúcar e custear esses serviços, além de liberar para os municípios alagoanos R$ 6 milhões em atenção básica e mais R$ 1 milhão para equipar a saúde bucal e custeio. Estamos estruturando bem os serviços de Saúde para que a população tenha mais assistência”, esclareceu.
O secretario municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, comemora a liberação dos recursos. “Maceió e Alagoas como um todo vão poder desenvolver melhor seus serviços com os recursos que já chegaram nos hospitais que realizam atendimento do Serviço Único de Saúde (SUS) e com os R$ 10 milhões de recursos que virão para o Fundo Municipal de Saúde para o custeio dos serviços do município”, informou.
Durante o encontro com as autoridades alagoanas, o ministro respondeu perguntas, tirou dúvidas e afirmou que o governo federal está disposto a ajudar os municípios a encarar a crise que afeta a Saúde pública no Brasil.
Últimas notícias
[Vídeo] Explosão em obra de transposição do Rio São Francisco atinge 40 casas
Confira os números da Lotofácil 3718 sorteados nesta terça (23/6)
Prefeitura informa funcionamento dos serviços em Penedo no feriado de São João, nesta quarta-feira, 24
Arapiraca conquista nota máxima do Tesouro Nacional em gestão fiscal pelo terceiro ano consecutivo
"Não podemos nos acostumar": Cabo Bebeto cobra Governo por atrasos na entrega de hospitais em Alagoas
Marina Candia valoriza tradição do rendendê e destaca riqueza cultural de Entremontes
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
