Judiciário realiza inspeção extraordinária no presídio feminino Santa Luzia
O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas e supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), Celyrio Adamastor, realizou inspeção extraordinária, na tarde desta quinta (10), no presídio feminino Santa Luzia, em Maceió. A unidade prisional, inaugurada em 2015, tem hoje 214 presas, sendo 48 condenadas e 166 provisórias, segundo dados da Secretaria de Ressocialização. A capacidade é para 210 detentas.
“O presídio está limpo e em bom estado de conservação, mas apresenta problemas como umidade, infiltração, alagamento quando chove e excesso de mosquitos”, afirmou o desembargador.
Ainda de acordo com Celyrio Adamastor, a unidade precisa dar uma atenção maior às presas grávidas. Atualmente, no presídio há cinco detentas grávidas e uma lactante.
“O Conselho Nacional de Justiça tem uma preocupação grande no que diz respeito às presas grávidas. Observamos que não há enfermeira 24 horas aqui no presídio, nem ambulância. O berçário é em uma cela e não tem nenhum berço. Vamos conversar com a Secretaria de Ressocialização para que seja dada a atenção devida a essas mulheres”, ressaltou o desembargador.
Relatórios
O GMF vem realizando visitas às unidades prisionais desde março deste ano. Já houve inspeções no Cyridião Durval, Baldomero, Casa de Custódia, Presídio do Agreste e Presídio de Segurança Máxima.
Segundo o juiz Josemir Pereira, coordenador do grupo, o objetivo das inspeções é verificar as deficiências e necessidades dessas unidades. “Após as inspeções, elaboramos um relatório e o encaminhamos à Presidência do Tribunal de Justiça. As informações também são repassadas ao CNJ para que sejam cobradas dos Estados as melhorias necessárias”, afirmou o magistrado, ressaltando que mais inspeções serão realizadas até o final do ano. A visita contou ainda com a presença do médico do TJ/AL, Georges Basile, do secretário do GMF, Everton Silva, e da estagiária Rosineide Barbosa.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
