PRF monta esquema para prevenir acidentes nas viagens de romeiros
Nesta quarta-feira (06), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai iniciar a Operação Romarias 2017, focando no transporte de romeiros que saem de todos os estados do Nordeste com destino às cidades de Canindé e Juazeiro do Norte, no Ceará. Para prevenir acidentes e garantir que o deslocamento de fiéis seja feito em transporte adequado e seguro, equipes da PRF trabalharão, até o dia 03 de novembro, nos trechos que ligam os estados do Nordeste.
Segundo estatísticas levantadas pelo órgão, mais de 20% dos romeiros que vão para o Ceará nesta época do ano têm como origem cidades de Alagoas. “Há alguns anos, muitas pessoas se deslocavam em transportes irregulares, como paus-de-arara ou ônibus em mau estado de conservação, colocando suas próprias vidas em risco. É justamente para evitar esse risco que a PRF realiza esse trabalho”, destacou a PRF em nota.
De acordo com a PRF, a ação foi planejada para garantir o fortalecimento da cultura nordestina e respeitando a liberdade religiosa de cada indivíduo. “A PRF vem implementando desde 2014 políticas para promover mais segurança no transporte dos romeiros, como reuniões com as arquidioceses da igreja católica nos estados e ações educativas junto aos organizadores das excursões e aos fiéis fazem parte das ações preventivas”, trouxe a nota da PRF.
O foco das fiscalizações tem sido as infrações que costumam causar acidentes graves, a exemplo de excesso de velocidade, ultrapassagem proibida, embriaguez ao volante, uso do cinto de segurança e conservação do veículo. “É necessário que haja cinto de segurança para todos os passageiros, que o sistema de iluminação do veículo esteja em perfeito funcionamento e pneus em bons estados de conservação, por exemplo. O nosso intuito é minimizar os riscos de acidentes, que caso aconteçam terão como consequência menos vítimas,” explica o Chefe do Setor de Policiamento e Fiscalização, Ivan Anderson.
Últimas notícias
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
[Vídeo] ALE discute projeto que autoriza parada fora do ponto em transportes intermunicipais
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
