Cortejo na orla marca abertura da 5ª edição do Giro dos Folguedos

Na tarde desse domingo (1º), a orla marítima da capital foi tomada pelas cores e ritmos dos grupos culturais que participaram do cortejo de abertura da nova temporada do projeto Giro dos Folguedos. Cerca de 50 grupos de Coco de Roda, Bumba Meu Boi, Afoxé, Pífano, Guerreiro, Capoeira, Pastoril e Forró Pé de Serra percorreram a Avenida Silvio Carlos Viana sob a luz do sol que realçava o brilho das fantasias e dos tambores.
O cortejo teve concentração no antigo Alagoinhas e seguiu em direção à região dos Sete Coqueiros, onde os grupos se apresentaram sobre um tablado. Para o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, o encontro dos folguedos evidencia a diversidade das manifestações culturais.
“O cortejo mostra a força da nossa cultura popular por meio de um espetáculo lindo que tem a cara da nossa cidade. Aproveito o momento para convidar maceioenses e turistas para as três próximas edições do Giro dos Folguedos, que acontecem sempre aos domingos à tarde na orla”, disse o presidente.
A coordenadora do grupo Afoxé Ofá Omin, Jeane Yara da Silva, acredita que o projeto valoriza e dissemina as manifestações culturais. “Foi uma ótima iniciativa do Município. Esperamos que o cortejo volte a acontecer nos próximos anos para que possamos mostrar o nosso trabalho e produzir mais cultura”, afirmou.
Segundo o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, o cortejo de abertura do Giro de Folguedos deve inspirar mais um encontro de grupos culturais em Maceió.”Esse projeto, que tem encantado as pessoas que moram aqui e as que estão visitando a cidade, está celebrando a nossa cultura por meio de uma política muito responsável adotada pela Fundação de Cultura de Maceió. Planejamos abrir o verão com um novo cortejo após a repercussão positiva desse primeiro encontro de folguedos”, contou.
O cortejo, que deu início à quinta edição do Giro dos Folguedos, encerrou a programação de abertura da campanha Maceió Rosa. O projeto é realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fmac, desde 2013.
Veja também
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
