Cortejo na orla marca abertura da 5ª edição do Giro dos Folguedos
Na tarde desse domingo (1º), a orla marítima da capital foi tomada pelas cores e ritmos dos grupos culturais que participaram do cortejo de abertura da nova temporada do projeto Giro dos Folguedos. Cerca de 50 grupos de Coco de Roda, Bumba Meu Boi, Afoxé, Pífano, Guerreiro, Capoeira, Pastoril e Forró Pé de Serra percorreram a Avenida Silvio Carlos Viana sob a luz do sol que realçava o brilho das fantasias e dos tambores.
O cortejo teve concentração no antigo Alagoinhas e seguiu em direção à região dos Sete Coqueiros, onde os grupos se apresentaram sobre um tablado. Para o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, o encontro dos folguedos evidencia a diversidade das manifestações culturais.
“O cortejo mostra a força da nossa cultura popular por meio de um espetáculo lindo que tem a cara da nossa cidade. Aproveito o momento para convidar maceioenses e turistas para as três próximas edições do Giro dos Folguedos, que acontecem sempre aos domingos à tarde na orla”, disse o presidente.
A coordenadora do grupo Afoxé Ofá Omin, Jeane Yara da Silva, acredita que o projeto valoriza e dissemina as manifestações culturais. “Foi uma ótima iniciativa do Município. Esperamos que o cortejo volte a acontecer nos próximos anos para que possamos mostrar o nosso trabalho e produzir mais cultura”, afirmou.
Segundo o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, o cortejo de abertura do Giro de Folguedos deve inspirar mais um encontro de grupos culturais em Maceió.”Esse projeto, que tem encantado as pessoas que moram aqui e as que estão visitando a cidade, está celebrando a nossa cultura por meio de uma política muito responsável adotada pela Fundação de Cultura de Maceió. Planejamos abrir o verão com um novo cortejo após a repercussão positiva desse primeiro encontro de folguedos”, contou.
O cortejo, que deu início à quinta edição do Giro dos Folguedos, encerrou a programação de abertura da campanha Maceió Rosa. O projeto é realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fmac, desde 2013.
Veja também
Últimas notícias
Prefeita Tia Júlia prestigia segundo dia da Jornada Pedagógica da Educação
Ação de fiscalização em Arapiraca visa ampliar oferta de água na região
Carnaval da inclusão anima Bloquinho do Lar São José em Penedo
São Sebastião realiza city tour para apresentar potenciais turísticos para agentes e empresários do setor
Vigilância Sanitária interdita pastelaria no Vergel e apreende 300 kg de produtos impróprios para consumo
Atleta se diz “profundamente arrependido” após revelar traição ao vivo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
