Papa surpreende fiéis na missa dos 300 anos de Aparecida na basílica
'Saudade do Brasil', disse pontífice. Mensagem de quase 7 minutos foi exibida de 'surpresa' em telão em missa ao ar livre.
A missa solene que celebra, na basílica em Aparecida (SP), o jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida neste Dia da Padroeira, foi aberta com um 'mensagem surpresa' do Papa Francisco aos devotos. Em um telão, e falando português, Francisco abençoou os cristãos e disse que está com saudade do Brasil.
O vídeo, de quase 7 minutos, gravado para a ocasião, foi exibido em um telão no pátio da basílica. A missa especial do jubileu foi ao ar livre e durou cerca de 2 horas - a celebração foi presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida.
Pelo menos 200 mil devotos são esperados no Santuário Nacional nesta quinta-feira (12) - o público da missa não foi divulgado até a última atualização desta reportagem.
Após visita ao Brasil em 2013, para a Jornada Mundial da Juventude, Francisco tinha prometido voltar ao Brasil para Festa da Padroeira. Ele pediu desculpa aos católicos brasileiros por não ter conseguido retornar.
"Ser Papa não é fácil, por isso confiei a missão a Giovanni Battista. Ele vai garantir a presença do Papa entre vocês", disse Francisco, enquanto relembrou a acolhida calorosa que teve na ida ao Santuário Nacional. Giovanni é um cardeal italiano, nomeado representante do Papa para o jubileu.
Francisco abencoou o momento de festa e pediu aos brasileiros que 'conservem a esperança'. "A esperança deve permear o coração dos que creem, não se deixem vencer pelo desânimo. Confiem em Deus e na intercessão de Nossa Senhora Aparecida", afirmou.
Ele desejou que a alegria pelos 300 anos da Padroeira transborde e alcance todos os cantos do país. "Que a alegria alcance principalmente as periferias", disse.
Por fim, ele agradeceu os brasileiros. "Agradeço as orações que fazem por mim. Estando perto ou longe formamos a igreja", concluiu.