A partir de novembro, cidadãos poderão emitir ?certidões cíveis e criminais online
Certidões referentes ao segundo grau de jurisdição

A partir de novembro, o cidadão que precisar emitir certidões cíveis e criminais do Tribunal de Justiça de Alagoas, referentes ao segundo grau de jurisdição, poderá fazer a partir de seu computador ou celular. O Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação do TJ/AL aprovou nova ferramenta desenvolvida internamente para o serviço, em reunião nesta sexta-feira (20).
O desembargador Domingos Neto, coordenador do Comitê, frisou que o desenvolvimento do sistema pela própria Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati) do TJ gerou uma economia de R$ 400 mil para a instituição, preço estimado da ferramenta no setor privado, fora os custos futuros com manutenção.
“No período eleitoral, chegam a ser expedidas mais de 3 mil certidões, e isso era feito de forma manual, o que gerava um prejuízo para a prestação jurisdicional. É a Diati dando provas da sua capacidade, e a demonstração de uma política de Tecnologia voltada tanto para a comodidade do jurisdicionado quanto para a administração”, explicou Domingos Neto.
Com a novidade, cidadão preencherá os dados em formulário na internet e aguardará a certidão em seu e-mail. Para as certidões de primeiro grau, o sistema já existe. “A população vai poder emitir de forma muito ágil e prática”, ressalta José Baptista, diretor da Diati.
Ainda de acordo com Baptista, o sistema foi desenvolvido mais rápido do que seria em caso de contratação de uma empresa. “Foi uma demanda da Presidência do Tribunal ao Comitê de Tecnologia, o desembargador Domingos foi sensível ao caso e priorizou. Em 30 dias a ferramenta ficou pronta”.
Veja também
Últimas notícias

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech

Conta de luz terá bandeira amarela em maio, decide Aneel
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
