Guardas Municipais fazem treinamento com a PF para instrução de tiro
Agentes da Guarda Municipal de Maceió vão participar, a partir desta segunda-feira, 23, de uma capacitação profissional de instrução de tiro, atividade obrigatória para uso de arma fogo em serviço. O curso será ministrado por instrutores da Polícia Federal de Alagoas (PF/AL) e realizado no estande de tiro do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado de Alagoas (BOPE).
De acordo com a redação do artigo 16 da lei federal 13.022, de agosto de 2014, “aos guardas municipais é autorizado o porte de arma de fogo, conforme previsto em lei”. A lei nº 13.022 dispõe sobre o Estatuto e institui normas gerais para as guardas municipais, disciplinando o parágrafo 8º do artigo 144 da Constituição Federal.
A realização do curso tem o objetivo de atender o parágrafo 3º da lei federal 10.826/2003, que condiciona a autorização para o porte de arma de fogo das guardas municipais – entre outras obrigatoriedades – à formação funcional de seus integrantes em estabelecimentos de ensino de atividade policial e à existência de mecanismos de fiscalização e de controle interno.
Conteúdo
O curso de armamento e tiro será realizado de 23 a 27 de outubro e tem como objetivo geral desenvolver competências, habilidades e atitudes para manejar e utilizar os revólveres, em defesa própria ou de terceiros. Foram selecionados 30 dos 200 GMs que já passaram pela formação teórica. Eles devem adquirir conhecimento para identificar o revólver, suas peças e funcionalidade, além de desenvolver habilidades para portar e fazer o uso correto, com segurança e eficácia, do armamento no desempenho de suas atividades funcionais.
Os alunos também vão aprender conceitos relacionados a procedimentos de segurança em meio urbano, regras de segurança, uso prático dos revólveres, fundamentos e particularidades do tiro defensivo e sobrevivência, entre outros conteúdos abordados no programa.
A metodologia de ensino da PF/AL compreende aula expositiva (dialogada com perguntas e respostas), instrução individual e em grupo. O plano instrucional prevê que, após o treinamento propriamente dito, os GMs vão passar por uma avaliação final, com aplicação de teste, conforme cartilha de armamento e tiro, na modalidade Porte de Arma Funcional.

Prioridade
Por meio do Diário Oficial do Município, o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto, convoca os servidores a se apresentarem na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas, no bairro de Jaraguá, às 8 horas dessa segunda-feira, 23 de outubro, devidamente uniformizados, com cinto de guarnição e coldre para revólver calibre 38. Eles devem participar da solenidade de abertura do curso de instrução de tiro.
O titular da Semscs definiu como prioridade a capacitação dos guardas municipais para exercerem suas atividades portando arma de fogo. “Nossa meta é, após a conclusão desse primeiro grupo, constituir novas turmas e promover mais cursos para habilitá-los a exercerem suas atividades portando arma de fogo em defesa e proteção da sociedade”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
