Economia

Governo entrega Prêmio de Finanças Públicas Graciliano Ramos nesta segunda (6)

Evento acontece na partir das 9h, com as presenças do governador Renan Filho e do secretário George Santoro; programação traz nomes como Joaquim Levy e Heleno Taveira

Por Agência Alagoas 05/11/2017 11h11
Governo entrega Prêmio de Finanças Públicas Graciliano Ramos nesta segunda (6)
Prêmio Graciliano Ramos - Foto: Ilustração

O governador Renan Filho e o secretário de Fazenda George Santoro promovem, na manhã desta segunda-feira (6), um encontro de mestres da economia nacional para debater a situação fiscal de Alagoas e do Brasil. O evento acontece na entrega do Prêmio de Finanças Públicas Graciliano Ramos, no Teatro Deodoro. Na ocasião, o primeiro Seminário Cenário Econômico e Gestão Fiscal no Brasil abrirá a programação do dia, às 9h, com a presença de nomes de peso da Economia nacional.

Estão confirmados no painel, o atual Diretor Financeiro do Banco Mundial (Bird) e ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o professor Titular de Direito Financeiro da USP e Livre-Docente de Direito Tributário na mesma instituição, Heleno Taveira Torres, o Diretor-Presidente do INSPER, Marcos Lisboa, o Diretor Técnico da FGV Projetos, Ricardo Simonsen, a Economista-Chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, e a professora do Instituto de Economia da UFRJ, Sol Garson.

O prêmio contemplará aprovados em três categorias, “Artigo Técnico Especializado” (com mestrado e doutorado), “Artigo Técnico” (graduados) e por último, “Trabalhos de Conclusão de Curso”. 

Segundo o assessor científico de pesquisas e tecnologias da Fundação de Amparo a pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Victor Hortencio, os trabalhos foram avaliados seguindo alguns critérios específicos. “Consideramos se o objetivo do trabalho esteve claro e bem definido, se a estrutura do texto foi coerente, se a base teórica-conceitual [revisão bibliográfica] foi consistente e bem estruturada e também nos preocupamos com a atualização e relevância dos estudos apresentados.”

A comissão julgadora foi composta por membros da Ad Hocs, que avaliaram os trabalhos submetidos ao edital. “Todos foram escolhidos devido a competência acadêmica ou notório saber e experiência na área”, defende Victor Hortencio.

Aberta para convidados, a programação de segunda será disponibilizada ao público externo por meio de transmissão ao vivo, no hall do Teatro.

A SOLENIDADE

Logo após os debates, os melhores artigos técnicos e Teses de Conclusão de Curso (TCCs) submetidos à publicação serão divulgados e premiados. Idealizado pela Sefaz/AL, o Prêmio de Finanças Públcias Graciliano Ramos é resultado de uma parceria entre a Escola Fazendária (Efaz) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Graduados, estudantes de graduação, mestres e doutores foram o público-alvo da premiação, que há quatro meses recebe e avalia trabalhos sobre vertentes como “Administração Pública e Desenvolvimento Econômico Local”, “Avaliação de Políticas Públicas” e “Finanças e Contabilidade Públicas”. O grande objetivo da iniciativa é premiar estudos de qualidade técnica que possam ser utilizados para melhorias na atuação de agentes privados e públicos.

Em sua primeira edição, o prêmio recebeu inscrições sobre temas como orçamento estadual, transparência e sustentabilidade. As bonificações variam entre R$ 250 e R$ 15 mil.