Educação

Primeiro dia de prova do Enem tem abstenção de 30,2%

Por Uol 05/11/2017 19h07
Primeiro dia de prova do Enem tem abstenção de 30,2%
Primeiro dia de prova do Enem tem abstenção de 30,2% - Foto: Reprodução/Uol

O primeiro domingo (5) de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve a abstenção de 30,2% dos candidatos inscritos, segundo informações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela aplicação da prova.

No total, se inscreveram 6,7 milhões de candidatos. Desses, pouco mais de 1,8 milhão não apareceram para fazer as provas.

Os dados são da primeira parcial após a realização das provas, e foram divulgados à imprensa na noite deste domingo.

Hoje, os inscritos tinham pela frente a redação e outras 90 questões de linguagens e ciências humanas. No próximo domingo (12), será a vez de 45 perguntas de ciências da natureza e outras 45 de matemática.

Mais da metade dos alunos (57,7%) já utiliza a nota do Enem para ingressar no ensino superior público do país. A prova passou a ser adotada como vestibular em 2009 e, ano a ano, conquista mais adesão entre faculdades públicas e privadas. Na rede pública, o uso é mais disseminado nas 63 universidades federais --todas usam o exame como processo seletivo ou parte dele.

Alunos saem com o caderno de prova antes do horário permitido

Dois participantes do Enem deixaram o local de prova com o caderno de questões antes do horário permitido, segundo informou o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM).

Um dos participantes já foi identificado e será desclassificado do exame, por ter descumprido uma das regras do edital. Segundo o ministro, os dois fatos não caracterizam vazamento da prova,

No total, 264 participantes foram eliminados em todo o país por terem descumprido regras do edital.

Outra ocorrência destaca foi o caso de um participante flagrado com um cigarro de maconha ao chegar para realizar a prova. Segundo o ministro, a polícia foi avisada e o aluno foi autorizado a realizar a prova.