Primeiro dia de prova do Enem tem abstenção de 30,2%
O primeiro domingo (5) de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve a abstenção de 30,2% dos candidatos inscritos, segundo informações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela aplicação da prova.
No total, se inscreveram 6,7 milhões de candidatos. Desses, pouco mais de 1,8 milhão não apareceram para fazer as provas.
Os dados são da primeira parcial após a realização das provas, e foram divulgados à imprensa na noite deste domingo.
Hoje, os inscritos tinham pela frente a redação e outras 90 questões de linguagens e ciências humanas. No próximo domingo (12), será a vez de 45 perguntas de ciências da natureza e outras 45 de matemática.
Mais da metade dos alunos (57,7%) já utiliza a nota do Enem para ingressar no ensino superior público do país. A prova passou a ser adotada como vestibular em 2009 e, ano a ano, conquista mais adesão entre faculdades públicas e privadas. Na rede pública, o uso é mais disseminado nas 63 universidades federais --todas usam o exame como processo seletivo ou parte dele.
Alunos saem com o caderno de prova antes do horário permitido
Dois participantes do Enem deixaram o local de prova com o caderno de questões antes do horário permitido, segundo informou o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM).
Um dos participantes já foi identificado e será desclassificado do exame, por ter descumprido uma das regras do edital. Segundo o ministro, os dois fatos não caracterizam vazamento da prova,
No total, 264 participantes foram eliminados em todo o país por terem descumprido regras do edital.
Outra ocorrência destaca foi o caso de um participante flagrado com um cigarro de maconha ao chegar para realizar a prova. Segundo o ministro, a polícia foi avisada e o aluno foi autorizado a realizar a prova.
Últimas notícias
'Nunca se sabe quando vai acontecer com a gente’: vídeo de mulher morta revela histórico de violência
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
