Enem: como controlar a ansiedade antes e durante a realização da prova
Confira aqui o que deve ser feito e o que precisa ser evitado
O primeiro dia de provas do Enem é neste domingo, 5 de novembro. Manejar a expectativa e manter a mente serena nos dias que antecedem o exame é um desafio para qualquer estudante.
Para Rafael Lomazi, professor de Biologia, controlar a ansiedade é essencial para apresentar um bom desempenho em qualquer avaliação. Ele conta que, em momentos de tensão, o corpo humano produz uma substância chamada cortisol. "Em grandes quantidades, esse hormônio é responsável por dificultar o armazenamento de informações e gerar o temido 'branco' na hora da prova", explica.
Para ajudar os alunos a ficarem mais calmos, confira algumas dicas.
"Atividades físicas nos dias que antecedem o exame facilitam o relaxamento porque fazem com que o corpo produza analgesia (reação contra a dor) de uma maneira natural e libere endorfina (hormônio do prazer) através da hipófise. Outra dica é dormir uma média de 7 a 8 horas, para que o corpo complete pelo menos cinco ciclos do sono profundo [cada ciclo dura, em média, uma hora e meia", diz.
Lomazi orienta também que os alunos se alimentem de uma maneira saudável, priorizando frutas e verduras. E que façam o caminho de casa até o local das provas com dois dias de antecedência.
"Isso ajudará o aluno a evitar imprevistos na hora de ir para o Enem e a se sentir pronto para a hora da prova. Outra orientação é de não entrar em desespero: tudo o que o estudante podia fazer, já fez durante o ano. Então, nada de tentar estudar em demasia nos últimos dias", fala.
Já para o dia do exame, o professor aconselha que os alunos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência em relação ao horário de fechamento dos portões e que, durante a resolução da prova, dêem algumas pausas para oxigenar o cérebro.
"Mesmo que não esteja com sede ou vontade de ir ao banheiro, oriento que o aluno dê uma saída rápida. Durante este intervalo curto de tempo, a dica é esquecer o conteúdo da prova: respirar fundo, pensar em coisas boas, falar com alguém em voz alta. Essas ações ajudam o cérebro a desligar do estresse e fazem com que o aluno volte com foco total para terminar a prova", comenta.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
