Enem: como controlar a ansiedade antes e durante a realização da prova
Confira aqui o que deve ser feito e o que precisa ser evitado

O primeiro dia de provas do Enem é neste domingo, 5 de novembro. Manejar a expectativa e manter a mente serena nos dias que antecedem o exame é um desafio para qualquer estudante.
Para Rafael Lomazi, professor de Biologia, controlar a ansiedade é essencial para apresentar um bom desempenho em qualquer avaliação. Ele conta que, em momentos de tensão, o corpo humano produz uma substância chamada cortisol. "Em grandes quantidades, esse hormônio é responsável por dificultar o armazenamento de informações e gerar o temido 'branco' na hora da prova", explica.
Para ajudar os alunos a ficarem mais calmos, confira algumas dicas.
"Atividades físicas nos dias que antecedem o exame facilitam o relaxamento porque fazem com que o corpo produza analgesia (reação contra a dor) de uma maneira natural e libere endorfina (hormônio do prazer) através da hipófise. Outra dica é dormir uma média de 7 a 8 horas, para que o corpo complete pelo menos cinco ciclos do sono profundo [cada ciclo dura, em média, uma hora e meia", diz.
Lomazi orienta também que os alunos se alimentem de uma maneira saudável, priorizando frutas e verduras. E que façam o caminho de casa até o local das provas com dois dias de antecedência.
"Isso ajudará o aluno a evitar imprevistos na hora de ir para o Enem e a se sentir pronto para a hora da prova. Outra orientação é de não entrar em desespero: tudo o que o estudante podia fazer, já fez durante o ano. Então, nada de tentar estudar em demasia nos últimos dias", fala.
Já para o dia do exame, o professor aconselha que os alunos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência em relação ao horário de fechamento dos portões e que, durante a resolução da prova, dêem algumas pausas para oxigenar o cérebro.
"Mesmo que não esteja com sede ou vontade de ir ao banheiro, oriento que o aluno dê uma saída rápida. Durante este intervalo curto de tempo, a dica é esquecer o conteúdo da prova: respirar fundo, pensar em coisas boas, falar com alguém em voz alta. Essas ações ajudam o cérebro a desligar do estresse e fazem com que o aluno volte com foco total para terminar a prova", comenta.
Veja também
Últimas notícias

Alckmin: tarifaço de Trump afeta 3,3% das exportações brasileiras

Mulher é morta com golpes de machado após ter a casa invadida em São Luís do Quitunde

Brasil repete feito do conjunto geral e é prata na série mista do Mundial de ginástica rítmica

Secretaria da Primeira Infância realiza Maratoninha do Cria em União dos Palmares

Unidos por um coração: técnica de enfermagem vende rifa para custear cirurgia da filha
![[Vídeo] Surfista salva mulher de afogamento na Praia do Francês](https://img.7segundos.com.br/aDwHTpVf3bCeAF4PvwTuPc-oXl4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-24-at-160143.jpeg)
[Vídeo] Surfista salva mulher de afogamento na Praia do Francês
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
