Governador assina processo para construção do acesso à Serra da Barriga
Ordem de serviço será assinada no Dia da Consciência Negra
O governador Renan Filho assinou o processo que efetiva a contratação da obra de construção do acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares. A ordem de serviço será dada na próxima segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra.
Durante a solenidade realizada na quinta-feira (16), Renan Filho e demais autoridades estaduais e municipais inauguram a pavimentação asfáltica de vias urbanas no município localizado no Vale do Mundaú. A obra foi executada por meio do programa estadual Pró-Estrada.
O governador recordou que a construção do acesso à Serra da Barriga é um sonho antigo e que sua concretização vai gerar empregos na região e fortalecer o turismo étnico e cultural, possibilitado a partir da história do Quilombo dos Palmares e da luta por liberdade encampada pelo líder negro Zumbi.
“O acesso à Serra da Barriga é uma demanda histórica, antiga. Desde que eu era criança e vinha aqui a União dos Palmares para as festividades do Dia da Consciência Negra, que as pessoas falavam em melhorar a infraestrutura da Serra para o turismo chegar com mais facilidade”, recordou Renan Filho, quando da solenidade de certificação da Serra da Barriga como patrimônio cultural do Mercosul, ocorrida no dia 11.
“Aqui houve batalhas históricas, houve resistência, a defesa da liberdade; aqui houve a implantação de uma República, quando o Brasil ainda era um império; o enfrentamento à Coroa em defesa da liberdade dos negros escravizados. O Quilombo dos Palmares chegou a ter 20% da população negra em fuga do Brasil, algo muito significativo. Zumbi dos Palmares é hoje uma das principais referências da resistência negra da humanidade”, acrescentou.
O acesso será feito de duas formas: parte em asfalto, da área urbana de União dos Palmares até a base da Serra da Barriga; e em paralelepípedo, dali até as proximidades do platô, no topo. As obras terão início logo após a assinatura da ordem de serviço, que acontece em meio às festividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira (20).
Mais investimentos
Renan Filho disse que União dos Palmares recebe investimentos do Governo do Estado para se preparar, cada vez, mais para o futuro. E citou a pavimentação asfáltica das principais vias da cidade por meio do Pró-Estrada, a instalação da Força Tarefa de Segurança Pública e da escola em tempo integral, além da reforma de todas as unidades estaduais de ensino e a revitalização do parque olímpico da Escola Estadual Carlos Gomes de Barros. Ele anunciou, também, a instalação de uma Central de Polícia Integrada para União dos Palmares, o que deve ocorrer em breve.
“Iniciamos, ainda, a terraplanagem para a construção do Hospital Regional da Mata, cuja licitação saiu no dia 3 de novembro. Espero, até no máximo em janeiro, estar aqui, ao lado do prefeito Kil, para que a gente dê a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional da Mata. Será um equipamento completo com leitos de UTI, cirurgias de médio e grande porte, com porta aberta para urgência e emergência e a realização de todos os exames de imagem e um centro de diagnóstico” explicou o governador.
Veja também
Últimas notícias
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
