TJ declara ilegal a greve deflagrada pelo Sindspref deste ano
A greve foi promovida em junho deste ano

O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) declarou ilegal a greve promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Maceió (Sindspref) em junho deste ano. A decisão, proferida nessa terça-feira (21), teve como relator o desembargador Domingos de Araújo Lima Neto.
De acordo com o desembargador, o sindicato não comprovou ter comunicado previamente à sociedade civil a paralisação dos serviços públicos, conforme determina a lei nº 7.783/89. Os artigos 3º, parágrafo único, e 13 da referida lei estabelecem que a comunicação aos usuários ocorra com antecedência mínima de 72 horas, quando a greve alcançar serviços públicos essenciais, e 48 horas nos demais casos.
“A ciência dos usuários dos serviços públicos acerca da greve, sobre os quais recai o ônus demasiado decorrente da paralisação, revela-se indispensável para legitimar o movimento paredista. Assim, por não ter o sindicato produzido lastro probatório idôneo a demonstrar a observância dos requisitos previstos em lei, entendo que a greve foi ilegal”, destacou o desembargador.
Ainda segundo o relator, constatada administrativamente a falta do servidor durante o período de greve, a administração pública pode efetuar corte salarial pelos dias não trabalhados, desde que a situação seja apurada de forma individual, sem prejuízo de eventual composição entre as partes.
Os servidores de Maceió deflagraram greve no dia 22 de junho deste ano. A categoria pleiteava reajuste salarial de 16,09%. No mesmo dia, a Justiça concedeu liminar favorável ao Município e determinou o retorno da categoria ao trabalho, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 5 mil.
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
