Onda de calor movimenta economia na capital e no interior
Regiões litorâneas são as mais procuradas pelos turistas

O verão chegou e promete movimentar a economia alagoana. Depois de um período intenso de chuvas em todo o Estado, as temperaturas subiram e prometem agitar as cidades turísticas, gerando emprego e renda na alta temporada. Consagrada como ‘a capital do Réveillon’, Maceió ainda é o destino mais procurado, embora cidades litorâneas com Marechal Deodoro, São Miguel dos Milagres e Maragogi já despontem no ranking.
Clima
O 7Segundos entrou em contato com o meteorologista Vinícius Pinho, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) que explicou a sensação de calor que se abateu entre os alagoanos depois do longo período chuvoso.
Pinho explicou que as temperaturas na capital e no interior estão dentro da normalidade e que já no mês de novembro as temperaturas costumam subir todos os anos em todo o território brasileiro. Para o meteorologista, o diferencial de 2017 é que o aquecimento começou antes porque as chuvas se estenderam e a sensação de que as temperaturas estão mais elevadas tem ligação direta com umidade relativa do ar, que diminuiu.
A média das cidades litorâneas será de 27° C e a máxima durante o verão deve chegar a 33°. No interior essa alta pode ficar muito perto dos 40°, algumas cidades do Sertão podem apresentar máxima de 37° C.
Mesmo depois do grande volume pluvial, a perspectiva é de os meses de janeiro e dezembro ainda tenham pancadas de chuvas que devem amenizar um pouco o calor, mas o período chuvoso mesmo, só deve acontecer a partir do mês de abril de 2018.
Pinho explicou ainda que os ventos fracos registrados nos últimos levantamentos da Semarh podem ajudar na sensação térmica, dando a nativos e turistas a impressão de que o calor é ainda maior.
Embora os ventos não estejam tão fortes, sua pouca intensidade não deve atrapalhar surfistas. A altura das ondas não deve sofrer tanta influência e para aqueles que gostam de mar agitado a diversão estará garantida durante todo o verão.
Hotéis
Nem mesmo a crise que assola o país deve impactar na ocupação dos hotéis de Alagoas, sobretudo nas cidades litorâneas, ainda os destinos mais procurados. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL) não fez até o momento um levantamento para toda a alta temporada, mas o período natalino e o Réveillon são um termômetro para os empresários do ramo hoteleiro.
A tradição de ocupação de quase 100% dos leitos deve se manter, tanto que nos próximos seis meses o setor prevê a inauguração de sete novos hotéis em Alagoas que devem gerar 2.200 novo leitos. A própria ABIH notou que mesmo com a crise, o feriado da Consciência Negra registrou uma queda mínima de apenas 1% em comparação ao ano passado. Para a Associação, as ações dos governos Municipal e Estadual divulgando as cidades alagoanas em feiras turísticas, atreladas ao bom desempenho das cidades na mídia nacional e internacional impulsionaram as visitas ao Estado e mantiveram o patamar de anos anteriores.
Os argentinos ainda são os turistas de fora do país que mais procuram Alagoas. Entre os brasileiros, os paulistas ainda são os mais assíduos.
O mesmo acontece com bares e restaurantes, a rica e diversificada culinária também deve atrair clientes. Já os lojistas aguardam uma alta na venda com promoções como Black Friday e o período natalino que, em vendas, costuma perder apenas para o Dia da Mães.
O fluxo de turistas e nativos é uma preocupação anual do Procon que costuma intensificar as fiscalizações nesse período do ano, sobretudo em lugares de grande circulação, como shoppings, supermercados, lojas, restaurantes e até entre barracas e ambulantes nas orlas da capital e do interior.
Nessa época do ano barraqueiros costumam restringir o acesso ao consumo e tentam impedir que clientes comprem outros produtos alimentícios à ambulantes. A prática deve ser inibida pelo Procon. O mesmo ocorre com ambulantes que costumam cobrar preços exorbitantes no aluguel de cadeiras e guarda-sol e nos produtos comercializados.
Últimas notícias
Pai se ajoelha no local em que filho foi morto pela PM; despedida foi marcada por forte comoção em Palmeira dos Índios

Planos de saúde em Maceió são multados em mais de R$ 390 mil
Jovem de 24 anos morre atropelada no município de São Sebastião no Agreste de AL
Deputada Gabi Gonçalves anuncia bingo especial em homenagem ao Dia das Mães em Rio Largo

Suposta gravidez pode ter sido motivação do assassinato da adolescente Ana Beatriz, diz polícia

Jovem é flagrado furtando motocicleta no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
